Pular para o conteúdo principal

Paraná Pesquisas no DF: cadê a rejeição? Celina e Izalci no 2° turno? Michelle Bolsonaro no Senado? Ibaneis sem muito conforto, Ex Governador Arruda na margens.

A Paraná Pesquisas divulgou na última segunda-feira (31) uma pesquisa de intenção de votos dos eleitores do Distrito Federal para governador e senador.


A pesquisa entrevistou 1,6 mil pessoas em todo o DF entre os dias 21 e 25 de março. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais — com um intervalo de confiança de 95% (isso significa que em 95, a cada 100 pesquisas, o resultado se repetiria dentro da margem de erro).

‘REJEIÇÃO’ é mais importante que a ‘INTENÇÃO DE VOTO’

Ao divulgar os cenários, a Paraná Pesquisas cometeu um deslize: não divulgou a rejeição de todos os candidatos. A rejeição é muitas vezes mais importante que a intenção de voto. Ela é muito difícil de mudar. E mesmo liderando uma corrida eleitoral, o candidato pode ter uma maior rejeição e uma reviravolta acontecer. Ou seja, a rejeição define uma eleição!

Pesquisa ‘Espontânea’: 77% não sabem em quem votar

Na pesquisa ‘ESPONTÂNEA’ uma pergunta é feita ao entrevistado e não é dada nenhuma alternativa para resposta. Esta pesquisa serve para medir a lembrança da pessoa que participa da entrevista.

No levantamento feito pela Paraná Pesquisas para o Governo do Distrito Federal, há um abismo separando a ‘Espontânea’ da ‘Estimulada’. Na ‘Espontânea’, 77,1 % dos entrevistados não sabiam em quem votaria ou não quiseram opinar. 6,7% dos entrevistados não votariam em ninguém, branco ou nulo.

Nesta pesquisa, um dado preocupante para a vice-governadora Celina Leão: ela só foi lembrada por 4% das pessoas. Lembrando que Celina é candidata há mais de dois anos, lançada pelo próprio governador Ibaneis Rocha, que aparece na mesma pesquisa com 8,6%. Ou seja, a vice-governadora tem outro problema: o seu nome não é lembrado como candidata de Ibaneis.

Ainda na ‘Espontânea’, Leandro Grass tem 0,9%, o senador Izalci Lucas 0,8%, Ricardo Capelli 0,5% e Damares Alves e Eduardo Pedrosa têm 0,1.

Pesquisa Estimulada: Celina e Izalci no 2° turno

Já na pesquisa ‘ESTIMULADA’, uma lista é passada para o entrevistado escolher algumas das alternativas apresentadas. Serve para verificar quais são as opções mais relevantes entre as alternativas dadas.

Neste quadro, o número de pessoas que não sabem ou não responderam foi de apenas 5,8%, com certeza um dos números mais baixos de todo o Brasil. 16,4% dos entrevistados não votariam em ninguém, branco ou nulo.

Neste levantamento, a vice-governadora Celina Leão tem ampla margem à frente dos outros candidatos. Celina aparace com 36,6% contra os 11,3% do senador Izalci Lucas (PL), segundo colocado. Encostado em Izalci está Leandro Grass com 11,2%. A deputada distrital Paula Belmonte aparece com os surpreendentes 7,6%, Ricardo Capelli 5,8% e Eduardo Pedrosa 5,4%. Arruda 1,2% com margem de erroAparece  Com a soma de todos os candidatos, a eleição para o GDF teria uma disputa no 2° turno entre Celina Leão e Izalci Lucas.

Pesquisa Senado: a situação de Ibaneis não é tão cômoda

Assim como no levantamento para o GDF, na pesquisa para o Senado há um oceano inteiro de diferença entre a ‘ESPONTÂNEA’ e a ‘ESTIMULADA’.

Na ‘ESPONTÂNEA’, 82,1% dos entrevistados não sabem ou não opinaram. Votos nulos, brancos e não votam em ninguém somaram 7,9%. Neste quadro, a ex-primeira-dama do Brasil Michelle Bolsonaro aparece com 7,9% e Ibaneis com 2,9%. Os outros candidatos somados não atingem 4%.

Já na ‘ESTIMULADA’, apenas 3,9% não sabem ou não opinaram. Nenhum, Branco ou Nulo somaram 7,3%. Neste quadro, Michelle Bolsonaro atingiu 42,9% e Ibaneis Rocha 36,9%. O governador do DF é seguido pela senadora Leila do Vôlei com 26,7%, pela deputada federal Erika Kokay, 24,2%, e pela deputada federal Bia Kicis, 20,7%, que nunca  afirmou publicamente que seria candidata ao Senado.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do sertanejo a coach Pablo Marçal quer compor chapa com Gusttavo Lima

O empresário e influenciador digital  Pablo Marçal  (PRTB, foto) indicou que só aceitaria formar chapa com o cantor  Gusttavo Lima  (sem partido) para disputar a Presidência da República em 2026 se fosse  “cabeça de chapa” . Eu sou cabeça de chapa e estou pronto para servir o povo e mudar a realidade do Brasil” , disse o ex-coach A possibilidade foi sugerida pelo presidente nacional do PRTB, Leonardo Avalanche, que é mais um líder partidário interessado na filiação do cantor sertanejo. Os planos de Avalanche para o PRTB “O partido tem interesse em atrair figuras públicas de destaque para fortalecer sua presença política. Temos interesse em filiar Gusttavo Lima. Há a possibilidade de uma chapa composta por ele e Pablo Marçal. A formação dessa chapa poderia ocorrer com Gusttavo Lima como candidato a presidente e Marçal como vice, ou vice-versa” , disse Avalanche. Para o presidente do PRTB, o fato de Gusttavo Lima se apresentar como uma opção alternativa entre os c...

Explosão próximo ao STF pronunciamento da Governadora

Esse incidente trágico, envolvendo a tentativa de invasão do Supremo Tribunal Federal (STF) e a detonação de um carro no estacionamento da Câmara dos Deputados, levanta preocupações sérias sobre a segurança em prédios públicos e o contexto político atual. Eventos como este destacam a necessidade de fortalecer as medidas de segurança e também de entender melhor as motivações que levam a atos de violência. As autoridades investigam as circunstâncias do caso, buscando entender se o homem agiu sozinho ou se há uma rede de apoio por trás da ação. A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para investigar as explosões ocorridas no STF e na Câmara dos Deputados, conduzidas por um homem que acabou morrendo no incidente. Em resposta, uma varredura de segurança será realizada em ambos os prédios nesta quinta-feira (14), e as atividades da Câmara serão retomadas a partir das 12h. O Senado suspendeu seus trabalhos como medida de precaução, buscando garantir a segurança e a continuidade das operaçõe...

Morre o cantor Chrystian, que fez dupla com Ralf Cantor Chrystian havia sido internado nesta quarta-feira depois de passar mal

O sertanejo  Chrystian , ex-dupla de Ralf,  morreu na noite desta quarta-feira  depois de ter sido internado no Hospital Samaritano, em São Paulo, após passar mal. A família do cantor confirmou o falecimento e lamentou a perda de um "querido esposo, pai e artista". A assessoria do artista havia confirmado que ele havia dado entrada na unidade de saúde e que o quadro exigia "repouso imediato e tratamento especializado", sem revelar o diagnóstico. Família de Chrystian publica nota de falecimento Em nota sobre o falecimento do artista, a família afirma que " sua voz inconfundível e sua paixão pela música  trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil", lembrando que ele "dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja, construindo uma carreira brilhante e marcada por inúmeros sucessos". Quem foi Chrystian? Chrystian ficou famoso pela dupla sertaneja formada com o irmão , Ralf. A dupla Chrystian & Ralf iniciou a carreira em 1983 e se apresen...