Pular para o conteúdo principal

Alunos da UnB marcam manifestação de "direita" e prometem uso de taser e spray de pimenta

Estudantes identificados com a direita da Universidade de Brasília (UnB) organizaram para esta sexta-feira (4) um ato em defesa de uma universidade "livre". Com o slogan "Make UnB free again" ("tornar a UnB livre novamente", em inglês), os participantes afirmam que levarão tasers sprays de pimenta para "“autodefesa"

 Em mensagens obtidas pelo SBT News, os alunos combinaram de se reunir por volta das 17h30, em um local ainda a ser divulgado dentro do campus Darcy Ribeiro.

O taser, uma arma de choque, é classificado como de uso restrito pelo Exército, conforme o Regulamento de Produtos Controlados (R-105). Já o spray de pimenta não possui proibição expressa em nível federal, mas sua comercialização para civis é dificultada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que o enquadra como um "produto de controle especial".

A manifestação ocorre como resposta a um ato realizado por estudantes ligados à esquerda na semana passada. Em 24 de março, uma mobilização gerou tensão entre universitários quando o youtuber Wilker Leão apareceu no local.

UnB suspende Wilker Leão por gravar aulas sem autorização e divulgar nas redes sociais

Matriculado no curso de história da UnB, Leão organizou, em 14 de março, uma ação no Centro Acadêmico de Artes Visuais (CAVIS), cobrindo com tinta branca e uma bandeira de Israel símbolos associados à esquerda.

Em reação, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) promoveu um ato em 17 de março. Na segunda seguinte (24/3), uma nova mobilização foi realizada, desta vez com a presença da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

Leão compareceu ao ato e acabou gerando tumulto, sendo expulso do local. Ele registrou tudo em sua conta no YouTube.

Governo e UnB lançam Observatório de Desaparecimento de Pessoas no Brasil

O estudante está suspenso das aulas por 60 dias. Ele ficou conhecido por gravar e divulgar aulas sem autorização dos professores. Em um vídeo recente, afirmou que recorrerá da decisão da universidade e garantiu que continuará frequentando as aulas nas quais está matriculado. Leão já havia sido suspenso no ano passado pelo mesmo motivo.


Nos vídeos publicados, o aluno alega que as aulas possuem um viés de doutrinação de esquerda.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB divulgou uma nota repudiando ameaças e atos de violência dentro da universidade. No documento (leia a íntegra abaixo), a entidade declara que a UnB não será "palco de atividades antidemocráticas".

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que enviará agentes ao campus para evitar possíveis episódios de violência na tarde desta sexta. As aulas de alguns departamentos, como o de Letras, foram canceladas.

Leia a íntegra da nota da Cepe

"O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília, reunido em sua 680ª reunião ordinária, no dia 3 de abril de 2025, no marco dos 40 anos da redemocratização do Brasil, vem a público posicionar-se contra as recentes manifestações de incitação à violência dirigida contra a comunidade acadêmica.

Esses ataques, que atentam contra os princípios fundamentais da democracia, da liberdade de expressão e do pensamento crítico, têm circulado impunemente nas redes sociais, fomentando o ódio e a intolerância contra a comunidade acadêmica.

A UnB não será palco para atividades antidemocráticas. Nossa comunidade não se calará diante da violência. Nossa resposta será sempre mais ciência e tecnologia, mais cultura, mais educação e mais democracia.

A UnB, alicerce perene da Democracia, conclama as instâncias responsáveis pelo combate à incitação à violência (Artigo 286 do Código Penal) a tomarem as medidas cabíveis contra aqueles que promovem tais atos de violência fonte,sbnws

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do sertanejo a coach Pablo Marçal quer compor chapa com Gusttavo Lima

O empresário e influenciador digital  Pablo Marçal  (PRTB, foto) indicou que só aceitaria formar chapa com o cantor  Gusttavo Lima  (sem partido) para disputar a Presidência da República em 2026 se fosse  “cabeça de chapa” . Eu sou cabeça de chapa e estou pronto para servir o povo e mudar a realidade do Brasil” , disse o ex-coach A possibilidade foi sugerida pelo presidente nacional do PRTB, Leonardo Avalanche, que é mais um líder partidário interessado na filiação do cantor sertanejo. Os planos de Avalanche para o PRTB “O partido tem interesse em atrair figuras públicas de destaque para fortalecer sua presença política. Temos interesse em filiar Gusttavo Lima. Há a possibilidade de uma chapa composta por ele e Pablo Marçal. A formação dessa chapa poderia ocorrer com Gusttavo Lima como candidato a presidente e Marçal como vice, ou vice-versa” , disse Avalanche. Para o presidente do PRTB, o fato de Gusttavo Lima se apresentar como uma opção alternativa entre os c...

Explosão próximo ao STF pronunciamento da Governadora

Esse incidente trágico, envolvendo a tentativa de invasão do Supremo Tribunal Federal (STF) e a detonação de um carro no estacionamento da Câmara dos Deputados, levanta preocupações sérias sobre a segurança em prédios públicos e o contexto político atual. Eventos como este destacam a necessidade de fortalecer as medidas de segurança e também de entender melhor as motivações que levam a atos de violência. As autoridades investigam as circunstâncias do caso, buscando entender se o homem agiu sozinho ou se há uma rede de apoio por trás da ação. A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para investigar as explosões ocorridas no STF e na Câmara dos Deputados, conduzidas por um homem que acabou morrendo no incidente. Em resposta, uma varredura de segurança será realizada em ambos os prédios nesta quinta-feira (14), e as atividades da Câmara serão retomadas a partir das 12h. O Senado suspendeu seus trabalhos como medida de precaução, buscando garantir a segurança e a continuidade das operaçõe...

Morre o cantor Chrystian, que fez dupla com Ralf Cantor Chrystian havia sido internado nesta quarta-feira depois de passar mal

O sertanejo  Chrystian , ex-dupla de Ralf,  morreu na noite desta quarta-feira  depois de ter sido internado no Hospital Samaritano, em São Paulo, após passar mal. A família do cantor confirmou o falecimento e lamentou a perda de um "querido esposo, pai e artista". A assessoria do artista havia confirmado que ele havia dado entrada na unidade de saúde e que o quadro exigia "repouso imediato e tratamento especializado", sem revelar o diagnóstico. Família de Chrystian publica nota de falecimento Em nota sobre o falecimento do artista, a família afirma que " sua voz inconfundível e sua paixão pela música  trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil", lembrando que ele "dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja, construindo uma carreira brilhante e marcada por inúmeros sucessos". Quem foi Chrystian? Chrystian ficou famoso pela dupla sertaneja formada com o irmão , Ralf. A dupla Chrystian & Ralf iniciou a carreira em 1983 e se apresen...