Pular para o conteúdo principal

Transferência de veículos poderá ser feita digitalmente Segundo o comunicado do Detran-DF, divulgado nesta segunda-feira (7/2), a nova ferramenta deve entrar em vigor no dia 14 de fevereiro e vai funcionar tanto para pessoas físicas quanto para agências de veículos

A nova modalidade de transferência deve entrar em vigor no dia 14 de fevereiro. - (crédito: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília)

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou, nesta segunda-feira (7/2), que a transferência de veículos poderá ser feita pelo celular. De acordo com o órgão, a Transferência Eletrônica Inteligente (TEI) vai entrar em vigor a partir do dia 14 de fevereiro.

Segundo o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, a criação do TEI é um avanço na prestação de serviço à população do DF. “Entregamos o que há de mais moderno no mundo ao cidadão. A TEI trará facilidade, conforto e segurança para as relações de compra e venda de veículos, assim como o Pix, no caso das transações bancárias”, disse Zélio.

A nota divulgada pelo Detran-DF também informou que, para que seja possível realizar a transferência de propriedade do veículo de forma totalmente eletrônica, é preciso cumprir alguns requisitos e atender a rígidos critérios de segurança. De acordo com o comunicado, o usuário que não atender aos requisitos para a TEI pode continuar realizando o procedimento pelo método tradicional.

O órgão também destacou que devem existir dois tipos de transferência eletrônica. A TEI-cidadão, segundo o Detran, será válida somente para transferências de propriedade veicular entre pessoas físicas e para veículos usados registrados no Distrito Federal que não possuam pendências ou restrições. “Tanto o atual proprietário quanto o comprador devem possuir o cadastro biométrico no Detran-DF, pois durante a transação será realizado o reconhecimento facial, utilizando a câmera do próprio aparelho celular”, ressaltou a nota.

A outra modalidade deve se chamar TEI-Agência que, de acordo com o Detran-DF, será utilizada pelas agências revendedoras de veículos usados para transferir imediatamente para o comprador os veículos sob a sua guarda dominial, sem burocracia e sem intermediários. “As agências de veículos interessadas em aderir a mais essa modernidade a serviço da população poderão apresentar uma carta de intenção a partir do dia 14 de fevereiro”, diz o comunicado.

A nota do Detran-DF conclui afirmando que a regulamentação da TEI será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), contendo todas as orientações e requisitos para utilização das ferramentas.

Postagens mais visitadas deste blog

Arruda aparece em 1º na corrida ao GDF, aponta pesquisa

Governador também lidera o primeiro turno, aponta Real Time Big Data, que mostra ainda disputa acirrada pelo Senado; veja  aponta a pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela  Record TV  e divulgada nesta quarta-feira (8).  aparece em primeiro em todos os cenários e também em caso de eventual segundo turno contra todos os outros candidatos. O levantamento mostra que o ex-governador José Roberto Arruda (PL) está em segundo em todos os cenários onde o nome dele foi apresentado ao entrevistado e também na pesquisa espontânea. Arruda ficaria no cenário com a saída de Ibaneis, Apesar disso, o ex-governador ainda está inelegível em razão de condenação por improbidade administrativa em segunda instância.

NOTICIAS URGENTE, A circulação dos Jornais dos estados Unidos que o nosso votos foram roubados

O ativista político, empresário e filantropo  Mike Lindell afirmou nesta quarta-feira (2) durante entrevista no canal Lindell TV, com toda convicção possível,  que cerca de 5.1 milhões de votos foram “roubados” do presidente Jair Bolsonaro  e que magistrados, que ignoraram denúncias poderão ser presos pelos militares a qualquer momento. Ele afirmou ainda que se o Brasil não der um ponto final nessa história, se tornará na próxima Venezuela! Enquanto isso aqui em Brasília,  é  aguardado com enorme expectativa a divulgação do relatório final das Forças Armadas que acompanharam o primeiro e o segundo turno da eleição presidencial. Talvez isso explique a súbita viagem de dois magistrados  que já estão a mais de 10 mil quilômetros de distância do Brasil e o silêncio sepulcral nas últimas horas de importantes aliados do vencedor sem apoio popular.