Pular para o conteúdo principal

DF acaba com obrigatoriedade da medição de temperatura em shows, eventos, cultos religiosos e feiras

Medida entra em vigor nesta segunda-feira (8). No comércio, funcionários deixam de passar por checagem.


O governo do Distrito Federal decretou, nesta segunda-feira (8), o fim da obrigatoriedade da aferição de temperatura em diversos segmentos, como shows, eventos, cultos religiosos e feiras (veja detalhes abaixo ). A medida era obrigatória na capital para evitar a disseminação da  Covid-19 .

A norma foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A regra anterior anterior que as pessoas que estivessem com febre, ou seja, temperatura igual ou superior aos 37,8 ° C, serão impedidas de entrar nos espaços . 

LEIA TAMBÉM:

  • FLEXIBILIZAÇÃO:  uso de máscaras em espaços ao ar livre deixa de ser obrigatório no DF
  • RETOMADA:  escolas públicas do DF voltam às aulas 100% presenciais

Além dos eventos e celebrações religiosas, o decreto prevê que, no comércio, a temperatura da temperatura deixa de ser obrigatória para empregados, colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço. Para consumidores, a medida prevalecente.

Nas unidades de ensino, como faculdades e escolas, a aferição de temperatura também continua obrigatória. Bares e restaurantes também devem manter o procedimento.

A temperatura da temperatura deixa de ser obrigatória em:

  • Cultos, missas e rituais de qualquer credo ou religião;
  • Competições esportivas profissionais e amadoras;
  • Eventos cívicos, corporativos e gastronômicos;
  • Feiras e criações culturais;
  • Espetáculos, festivais e afins;
  • Estabelecimentos comerciais para funcionários, colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço.

Este mês, o GDF flexibilizou outras medidas de restrição de combate ao novo coronavírus. Por exemplo, em 3 de novembro,  o uso de máscara de proteção facial em espaços livres deixados de ser obrigatório .

Pessoas com deficiência intelectual ou transtornos psicossociais também não estão obrigadas a usar máscaras.  A regra estava em vigor desde 30 de abril do ano passado, quando o equipamento se tornava exigência em locais públicos, sob pena de multa de R $ 2 mil.

No mesmo dia, distribuir como aulas 100% presenciais nos colégios da rede pública da capital. Ao todo, 460 mil alunos estão matriculados nas escolas do DF.  

O retorno nas unidades de ensino começou em agosto, na modalidade híbrida, que alternava aulas remotas e presenciais.

Pandemia

A flexibilização do uso das máscaras no DF ocorre ao mesmo tempo em que uma taxa de transmissão do novo coronavírus está em 0,76 , o que indica a tendência de desaceleração da epidemia. Há uma semana o índice era de 0,73 . Se esse valor é igual ou maior que 1 , a tendência é de aumento do contágio.   

Levantamento mais recente da Secretaria de Saúde, divulgado na sexta-feira (5) , mostra que a maiúscula soma 10.911 causada pela Covid-19 e 515.639 casos confirmados. Do total, 97,5% estão recuperados.        Ft: g1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do sertanejo a coach Pablo Marçal quer compor chapa com Gusttavo Lima

O empresário e influenciador digital  Pablo Marçal  (PRTB, foto) indicou que só aceitaria formar chapa com o cantor  Gusttavo Lima  (sem partido) para disputar a Presidência da República em 2026 se fosse  “cabeça de chapa” . Eu sou cabeça de chapa e estou pronto para servir o povo e mudar a realidade do Brasil” , disse o ex-coach A possibilidade foi sugerida pelo presidente nacional do PRTB, Leonardo Avalanche, que é mais um líder partidário interessado na filiação do cantor sertanejo. Os planos de Avalanche para o PRTB “O partido tem interesse em atrair figuras públicas de destaque para fortalecer sua presença política. Temos interesse em filiar Gusttavo Lima. Há a possibilidade de uma chapa composta por ele e Pablo Marçal. A formação dessa chapa poderia ocorrer com Gusttavo Lima como candidato a presidente e Marçal como vice, ou vice-versa” , disse Avalanche. Para o presidente do PRTB, o fato de Gusttavo Lima se apresentar como uma opção alternativa entre os c...

Arruda sai em várias pesquisas sem colocar seu nome a Disposição.

Os bastidores da política local estão em ebulição.   Nesta semana, as movimentações nos corredores do poder mostraram que o jogo está longe de ser morno. Um nome, mesmo sem ter sido oficialmente lançado, já começa a mexer com as estruturas:   José Roberto Arruda . Sem declarar candidatura, sem conceder entrevistas diretas sobre o tema e sem sequer oficializar qualquer intenção, ele já figura nas principais pesquisas de intenção de voto — inclusive em levantamentos regionais, como os realizados pela   Paranoá Pesquisas . O fato de Arruda aparecer nas sondagens sem sequer estar no tabuleiro oficial mostra duas coisas: a força do seu nome junto a parte expressiva do eleitorado e o quanto o cenário político ainda está indefinido. Enquanto uns se articulam nos bastidores, outros queimam largada, tentando consolidar espaço antes da hora. Mas a pergunta que não quer calar nos bastidores do poder é:  quando (e se) Arruda decidir entrar na disputa, como ficará o jogo? A tem...

Empresas podem recusar Pix ou taxar formas de pagamento? Especialistas explicam nova norma da Receita Federal

A  nova norma da Receita Federal , vigente desde 1 de janeiro, trouxe mudanças no monitoramento de transações financeiras no Brasil, incluindo operações realizadas via  Pix . A Instrução Normativa (IN) nº 2.219/24 determina que movimentações financeiras superiores a R$ 5 mil, no caso de pessoas físicas, e R$ 15 mil, para A nova regulamentação gerou uma onda de desinformação e polêmica nas  redes sociais , especialmente após relatos de estabelecimentos que passaram a pedir pagamentos exclusivamente em dinheiro para evitar o uso do Pix, ou acrescentam taxas de acordo com o meio de pagamento.