Pular para o conteúdo principal

Água de berinjela: Veja os benefícios

Água de berinjela: benefícios

Há muito tempo, a água de berinjela vem sendo consumida com o intuito de baixar os níveis de gorduras prejudiciais no sangue e para fins de emagrecimento. Vamos analisar, com justificativas cientificamente comprovadas, os benefícios deste remédio caseiro e, de fato, muito eficiente?

1. Reduz os níveis de colesterol ruim

A presença de altos níveis de colesterol LDL no sangue podem levar a graves doenças cardiovasculares. Em verdade, a doença cardiovascular é a doença que mais mata no mundo inteiro, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) (1).


A água de berinjela ajuda na redução do colesterol ruim no sangue, prevenindo as doenças cardiovasculares e a aterosclerose, que é o acúmulo de placas de gordura nas veias e artérias (2 e 3).

2. Controla o diabetes

A quantidade elevada de glicose no sangue pode ocasionar problemas com diabetes. O controle da quantidade de glicose no sangue está diretamente relacionada com a alimentação, entre outros fatores.

O consumo de fibras é muito indicado por retardar a absorção pelas células das moléculas de glicose presentes no sangue, fazendo com que os níveis de glicemia sejam elevados de forma mais lenta, o que é extremamente benéfico para o paciente.

A água de berinjela contém muitas fibras, o que ajudará no retardo da absorção da glicose e, consequentemente, a glicemia será mais facilmente controlada. Inclusive, vale dizer que, com este fim, há muitos estudos sobre o uso de farinhas de berinjela na dieta com efeito hipoglicemiante (4).

3. Previne o câncer

Como dissemos acima, a berinjela possui uma grande quantidade de antioxidantes. Estes elementos impedem que células saudáveis em nosso corpo envelheçam precocemente ou se tornem doentes.

Portanto, a água de berinjela, por conter antioxidantes, é excelente na prevenção ao câncer e patologias ligadas ao envelhecimento precoce das células, como o Alzheimer.

Como visto acima, a água de berinjela de fato ajuda e muito na redução do colesterol e na prevenção de complicações decorrentes de doenças cardiovasculares.

Água de berinjela com limão

  1. Limpe bem a berinjela, preferencialmente com bicarbonato de sódio;
  2. Corte em fatias de cerca de 1,5 cm;
  3. Coloque as rodelas numa jarra com um litro de água;
  4. Esprema um limão inteiro na água com as berinjelas;
  5. Mantenha o líquido na geladeira durante a noite e consuma durante todo o dia.

A mistura pode proporcionar uma melhora na digestão e eliminação de líquidos do organismo.

Água de berinjela com gengibre

  1. Corte a berinjela já higienizada em rodelas e ferva em um litro de água por aproximadamente 15 minutos;
  2. Após a fervura, retire os pedaços do vegetal e junte uma colher de sopa de gengibre ralado ao natural;
  3. Deixe a mistura na geladeira durante a noite e consuma durante o dia.
  4. Nessa receita, também pode ser acrescentado o limão, do mesmo modo como na receita anterior.

Esta receita também é bastante indicada como auxiliar no emagrecimento. Ambos os elementos trazem grandes benefícios à digestão e promovem igualmente a eliminação de líquidos do organismo.

Essas são algumas receitas caseiras e muito potentes com a água de berinjela. Mas lembre-se: o consumo desse remédio caseiro deve estar aliado a uma dieta balanceada e exercícios físicos para que seja promovida a diminuição do colesterol LDL, emagrecimento e todos os demais benefícios.

Água de berinjela emagrece?

A berinjela é um alimento hipocalórico, contendo cerca de 25 calorias a cada 100 gramas do alimento cozido, sem adição de nenhum outro tempero ou alimento. É inclusive considerado por muitos como um alimento funcional.

Portanto, é altamente indicado para dietas que visem a perda de peso (5).

O corpo funciona de forma holística e devemos sempre pensar em tratá-lo como um todo. O emagrecimento depende de vários fatores, inclusive emocionais e não poderá estar fundado em somente uma prática.

Água de berinjela faz mal?

Todo alimento e elemento natural tem benefícios e riscos. E a água de berinjela não foge a esta regra.

A casca da berinjela contém um elemento tóxico chamado solanina, motivo pelo qual o alimento não deve ser consumido cru. A solanina atua como pesticida e fungicida natural para o alimento e pode causar transtornos intestinais caso seja consumida.

No entanto, o cozimento do alimento e a retirada da casca no preparo da água eliminam por completo este risco.

Sempre escolha, no preparo de seus remédios e receitas caseiras, preferencialmente alimentos orgânicos e, quando não for possível, higienize-os com bicarbonato de sódio.

Ou seja: se consumida da maneira correta, a berinjela pode ser uma forte aliada de sua saúde e bem-estar. Aproveite!


Postagens mais visitadas deste blog

Arruda aparece em 1º na corrida ao GDF, aponta pesquisa

Governador também lidera o primeiro turno, aponta Real Time Big Data, que mostra ainda disputa acirrada pelo Senado; veja  aponta a pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela  Record TV  e divulgada nesta quarta-feira (8).  aparece em primeiro em todos os cenários e também em caso de eventual segundo turno contra todos os outros candidatos. O levantamento mostra que o ex-governador José Roberto Arruda (PL) está em segundo em todos os cenários onde o nome dele foi apresentado ao entrevistado e também na pesquisa espontânea. Arruda ficaria no cenário com a saída de Ibaneis, Apesar disso, o ex-governador ainda está inelegível em razão de condenação por improbidade administrativa em segunda instância.

NOTICIAS URGENTE, A circulação dos Jornais dos estados Unidos que o nosso votos foram roubados

O ativista político, empresário e filantropo  Mike Lindell afirmou nesta quarta-feira (2) durante entrevista no canal Lindell TV, com toda convicção possível,  que cerca de 5.1 milhões de votos foram “roubados” do presidente Jair Bolsonaro  e que magistrados, que ignoraram denúncias poderão ser presos pelos militares a qualquer momento. Ele afirmou ainda que se o Brasil não der um ponto final nessa história, se tornará na próxima Venezuela! Enquanto isso aqui em Brasília,  é  aguardado com enorme expectativa a divulgação do relatório final das Forças Armadas que acompanharam o primeiro e o segundo turno da eleição presidencial. Talvez isso explique a súbita viagem de dois magistrados  que já estão a mais de 10 mil quilômetros de distância do Brasil e o silêncio sepulcral nas últimas horas de importantes aliados do vencedor sem apoio popular.