Pular para o conteúdo principal

denúncia ao MPDFT contra Ibaneis e Osnei Okumoto por lentidão na vacinação contra a Covid-19

O lento processo de vacinação no DF levou o deputado distrital Leandro Grass

 (Rede) a enviar ao Ministério Público denúncia contra o governador do DF, Ibaneis Rocha, e o Secretário de Saúde, Osnei Okumoto, por improbidade administrativa. De acordo com o documento, a gestão da vacinação na capital viola os princípios administrativos da eficiência, da razoabilidade e interesse público.

O deputado se baseou no fato de haver parado em estoque mais de 107 mil doses da vacina contra a Covid-19, mesmo com a grande ansiedade da população em ter acesso ao imunizante. “É uma pandemia, todos aguardaram meses para que as vacinas ficassem prontas e ver essa falta de respeito com essa ação de estocar vacinas e não aplicá-las na população é um crime”, defende Leandro Grass.

A denúncia ainda cita exemplos de outros estados e cidades onde a vacinação está muito mais célere, com alguns locais já anunciando vacinas para pessoas com 29 anos ou mais, enquanto o DF passou um mês parada nos 60 anos e apenas nos últimos dias começou a anunciar grupos de outras faixas etárias.

“Enquanto outras unidades como São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão e Mato Grosso do Sul anunciam as reduções dos públicos prioritários para cidadãos abaixo dos 50 anos, o Distrito Federal patina na imunização de sua população, ficando presa por diversas semanas no mesmo grupo etário. Recentemente, o Maranhão divulgou que irá vacinar pessoas acima de 29 anos, enquanto que, no dia de hoje e em razão da futura chegada das vacinas da marca Janssen, é que o Governador decidiu vacinar profissionais da educação e pessoas acima de 53 anos”, detalha a denúncia.

Grass ainda indica que a escolha do governo em colocar um agendamento por internet pode ter excluído a parte mais pobre dos habitantes do DF, tendo em vista que essas pessoas, muitas vezes, não tem acesso a meios eletrônicos e, por consequência, à internet. “Fica patente que o Poder Executivo não foi diligente no sentido de realizar campanhas de convocação da população para se imunizar e nem sequer lançou mão de uma busca ativa, sobretudo daqueles que não têm acesso a computadores para a realização do agendamento. Decidiu investir no mencionado agendamento, por meio de aplicativo ou sítio eletrônico que parte da população de baixa renda não tem acesso”, alega.

Na denúncia, também há críticas à decisão do governador em receber jogos da Copa América no estádio Mané Garrincha, apesar da baixa taxa de vacinados da capital.

Confira a denúncia na íntegra
Ofício 280-2021 – GLDG

Assessoria de imprensa Deputado Leandro Grass

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do sertanejo a coach Pablo Marçal quer compor chapa com Gusttavo Lima

O empresário e influenciador digital  Pablo Marçal  (PRTB, foto) indicou que só aceitaria formar chapa com o cantor  Gusttavo Lima  (sem partido) para disputar a Presidência da República em 2026 se fosse  “cabeça de chapa” . Eu sou cabeça de chapa e estou pronto para servir o povo e mudar a realidade do Brasil” , disse o ex-coach A possibilidade foi sugerida pelo presidente nacional do PRTB, Leonardo Avalanche, que é mais um líder partidário interessado na filiação do cantor sertanejo. Os planos de Avalanche para o PRTB “O partido tem interesse em atrair figuras públicas de destaque para fortalecer sua presença política. Temos interesse em filiar Gusttavo Lima. Há a possibilidade de uma chapa composta por ele e Pablo Marçal. A formação dessa chapa poderia ocorrer com Gusttavo Lima como candidato a presidente e Marçal como vice, ou vice-versa” , disse Avalanche. Para o presidente do PRTB, o fato de Gusttavo Lima se apresentar como uma opção alternativa entre os c...

Arruda sai em várias pesquisas sem colocar seu nome a Disposição.

Os bastidores da política local estão em ebulição.   Nesta semana, as movimentações nos corredores do poder mostraram que o jogo está longe de ser morno. Um nome, mesmo sem ter sido oficialmente lançado, já começa a mexer com as estruturas:   José Roberto Arruda . Sem declarar candidatura, sem conceder entrevistas diretas sobre o tema e sem sequer oficializar qualquer intenção, ele já figura nas principais pesquisas de intenção de voto — inclusive em levantamentos regionais, como os realizados pela   Paranoá Pesquisas . O fato de Arruda aparecer nas sondagens sem sequer estar no tabuleiro oficial mostra duas coisas: a força do seu nome junto a parte expressiva do eleitorado e o quanto o cenário político ainda está indefinido. Enquanto uns se articulam nos bastidores, outros queimam largada, tentando consolidar espaço antes da hora. Mas a pergunta que não quer calar nos bastidores do poder é:  quando (e se) Arruda decidir entrar na disputa, como ficará o jogo? A tem...

Empresas podem recusar Pix ou taxar formas de pagamento? Especialistas explicam nova norma da Receita Federal

A  nova norma da Receita Federal , vigente desde 1 de janeiro, trouxe mudanças no monitoramento de transações financeiras no Brasil, incluindo operações realizadas via  Pix . A Instrução Normativa (IN) nº 2.219/24 determina que movimentações financeiras superiores a R$ 5 mil, no caso de pessoas físicas, e R$ 15 mil, para A nova regulamentação gerou uma onda de desinformação e polêmica nas  redes sociais , especialmente após relatos de estabelecimentos que passaram a pedir pagamentos exclusivamente em dinheiro para evitar o uso do Pix, ou acrescentam taxas de acordo com o meio de pagamento.