Pular para o conteúdo principal

Covid-19: Ibaneis cogita isolamento rígido no DF em caso de agravamento na transmissão de variantes

Secretaria de Saúde não confirmou qualquer caso na capital até esta quinta-feira (25). No entanto, governador disse que situação 'preocupa muito'.


O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, nesta quinta-feira (25), que há possibilidade de um isolamento mais rígido no Distrito Federal, caso a capital chegue a uma situação grave de transmissão de variantes da Covid-19. A declaração foi feita após reunião com prefeitos do Entorno do DF.

"Essas novas variantes estão se disseminando pelo país. A gente sabe que elas existem, são bem mais graves e nos preocupam muito. Essas variantes são muito mais agressivas e, se elas vierem realmente a ter transmissão comunitária, nós vamos ter que chegar novamente a um ponto de fechamento, de lockdown", disse o governador.

Os municípios decidiram editar um decreto conjunto, que traz medidas mais rígidas para combater a proliferação do vírus. As providências devem incluir a redução do horário de funcionamento do comércio e fechamento de estabelecimentos.

Por enquanto, as medidas não valem para o DF, mas podem ser aplicadas nas áreas próximas a esses municípios. "Eu fiquei de estudar aqui no DF, nessas áreas fronteiriças, se nós vamos fazer também o fechamento dessas áreas, para poder diminuir o impacto dessa doença", disse Ibaneis.

O governador afirmou que a Polícia Militar e a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) vão atuar na fiscalização das áreas de divisas, para garantir o cumprimento das normas.

"A argumentação trazida pelos prefeitos é muito interessante. Você tem, por exemplo, o caso entre Santa Maria e Novo Gama. Só tem uma pista que divide. Então não adianta ele fechar do lado de lá, se com a passagem de uma pista, as pessoas conseguem se aglomerar em Santa Maria."

Leitos de UTI

Ibaneis também disse que fechou um acordo com os prefeitos para que parte dos recursos para manutenção de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Entorno venham para o DF. Isso porque, segundo o governo local, grande parte dos pacientes internados nessas unidades na capital vem dos municípios vizinhos.

"Já deixei bem claro a todos os prefeitos que todos aqueles leitos que forem encaminhados, todos que precisarem de atendimento, serão atendidos em nossas unidades."

O governador e o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, disseram que têm trabalhado para ampliar o número de leitos disponíveis na capital. Segundo o secretário, nesta sexta-feira (26), serão habilitadas sete novas unidades.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do sertanejo a coach Pablo Marçal quer compor chapa com Gusttavo Lima

O empresário e influenciador digital  Pablo Marçal  (PRTB, foto) indicou que só aceitaria formar chapa com o cantor  Gusttavo Lima  (sem partido) para disputar a Presidência da República em 2026 se fosse  “cabeça de chapa” . Eu sou cabeça de chapa e estou pronto para servir o povo e mudar a realidade do Brasil” , disse o ex-coach A possibilidade foi sugerida pelo presidente nacional do PRTB, Leonardo Avalanche, que é mais um líder partidário interessado na filiação do cantor sertanejo. Os planos de Avalanche para o PRTB “O partido tem interesse em atrair figuras públicas de destaque para fortalecer sua presença política. Temos interesse em filiar Gusttavo Lima. Há a possibilidade de uma chapa composta por ele e Pablo Marçal. A formação dessa chapa poderia ocorrer com Gusttavo Lima como candidato a presidente e Marçal como vice, ou vice-versa” , disse Avalanche. Para o presidente do PRTB, o fato de Gusttavo Lima se apresentar como uma opção alternativa entre os c...

Arruda sai em várias pesquisas sem colocar seu nome a Disposição.

Os bastidores da política local estão em ebulição.   Nesta semana, as movimentações nos corredores do poder mostraram que o jogo está longe de ser morno. Um nome, mesmo sem ter sido oficialmente lançado, já começa a mexer com as estruturas:   José Roberto Arruda . Sem declarar candidatura, sem conceder entrevistas diretas sobre o tema e sem sequer oficializar qualquer intenção, ele já figura nas principais pesquisas de intenção de voto — inclusive em levantamentos regionais, como os realizados pela   Paranoá Pesquisas . O fato de Arruda aparecer nas sondagens sem sequer estar no tabuleiro oficial mostra duas coisas: a força do seu nome junto a parte expressiva do eleitorado e o quanto o cenário político ainda está indefinido. Enquanto uns se articulam nos bastidores, outros queimam largada, tentando consolidar espaço antes da hora. Mas a pergunta que não quer calar nos bastidores do poder é:  quando (e se) Arruda decidir entrar na disputa, como ficará o jogo? A tem...

Empresas podem recusar Pix ou taxar formas de pagamento? Especialistas explicam nova norma da Receita Federal

A  nova norma da Receita Federal , vigente desde 1 de janeiro, trouxe mudanças no monitoramento de transações financeiras no Brasil, incluindo operações realizadas via  Pix . A Instrução Normativa (IN) nº 2.219/24 determina que movimentações financeiras superiores a R$ 5 mil, no caso de pessoas físicas, e R$ 15 mil, para A nova regulamentação gerou uma onda de desinformação e polêmica nas  redes sociais , especialmente após relatos de estabelecimentos que passaram a pedir pagamentos exclusivamente em dinheiro para evitar o uso do Pix, ou acrescentam taxas de acordo com o meio de pagamento.