Pular para o conteúdo principal
Três mil escrituras serão entregues a partir da próxima semanaDocumentos serão dados principalmente em Samambaia e Riacho Fundo. Lista da Codhab será revista


Noelle Oliveira

Publicação: 27/01/2011 08:00 Atualização: 27/01/2011 11:17

Edson Machado Monteiro (E) ao lado do secretário Geraldo Magela: sem distribuição de lotes (Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press)
Edson Machado Monteiro (E) ao lado do secretário Geraldo Magela: sem distribuição de lotes
A Companhia Habitacional do Distrito Federal (Codhab) vai distribuir, a partir da próxima semana, cerca de 3 mil escrituras de casas em toda a unidade da Federação, principalmente nas cidades de Samambaia e Riacho Fundo. Outros 40 mil documentos escriturais de habitações também devem ser entregues pela companhia em prazo não definido. Desses, 20 mil estão em elaboração nos cartórios, enquanto a outra metade ainda não foi registrada, devido aos proprietários das residências não terem solicitado ao governo a regularização. A promessa de dar prioridade à legalização das moradias foi feita ontem, durante a apresentação do novo presidente da Codhab, Edson Machado Monteiro.

Na ocasião, o dirigente da companhia reafirmou o compromisso governamental de romper com a política de distribuição de lotes no DF, substituindo-a pelo financiamento de moradias em parceira com o governo federal e o programa Minha Casa, Minha Vida da Caixa Econômica Federal (CEF). “Vamos entregar unidades habitacionais prontas, com prestação compatível com os salários das famílias, já que o valor das unidades será subsidiado”, disse Edson Machado. Para tanto, será revista a atual lista de cadastro da Codhab, que enumerava, até então, as pessoas interessadas em receber lotes do governo. Os critérios que vão nortear a análise, no entanto, ainda não foram definidos pela pasta. “Vamos analisar o que existe dentro da Codhab, separar o joio do trigo. As pessoas que estiverem na lista e se apresentarem devidamente enquadradas terão o direito preservado de acordo com a nova política habitacional do DF”, garantiu o presidente da companhia.

Novos nomes
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF, Geraldo Magela, não descartou que, com a revisão, a lista possa vir a incluir novos nomes. “Ainda não estabelecemos a política total. A partir de agora, periodicamente, vamos fazer uma revisão da lista. Também estamos avaliando a possibilidade de unificar a demanda — em uma relação única”, explicou o secretário referindo-se ao fato de, atualmente, além dos cadastrados na lista, existirem os beneficiários acrescidos por meio das cooperativas habitacionais e também os servidores públicos.

A nova administração da Codhab promete, ainda, manter o cancelamento — determinado pela última gestão, em agosto do ano passado — de cerca de 7,5 mil autorizações e termos para ocupação de parcelamentos urbanos de interesse social, distribuídos em 2008, 2009 e 2010, em todo o DF. As pessoas que se sentirem lesadas com a determinação devem procurar a companhia para provar que adquiriram os documentos de forma idônea. “Nos casos das pessoas que recorrerem, vamos avaliar cada situação. O que vemos na grande maioria, no entanto, é que foi criado um mercado de venda ilegal de termos de ocupação que variavam de R$ 2 mil a R$ 30 mil. Muitos desses documentos foram entregues sem nem mesmo o endereço do lote, tamanha a fraude”, explicou Magela.

Segundo o secretário, em casos em que fique provado que os beneficiários dos termos ocuparam terras ilegalmente, eles poderão ser removidos das áreas. “Se não tiverem direito é possível que sejam retirados do local. A maioria, no entanto, não ocupou as terras porque as áreas não existiam”, disse Magela. Outra prioridade será a quarta etapa do Riacho Fundo 2. No local, está prevista a construção de 5.090 unidades habitacionais. Para tanto, a Codhab vai iniciar o processo de habilitação das famílias interessadas para encaminhá-las à CEF. “Vamos priorizar quem recebe até 5 salários ”, explicou o secretário.

Na espera
Nos últimos três anos, quatro mil lotes foram entregues pela Codhab. No fim de 2010, eram quase 90 mil pessoas cadastradas em busca de uma inserção na política habitacional do GDF. A companhia não informou o número atual de cadastrados.

SLU: novo comando
» O ex-secretário de Segurança Pública delegado João Monteiro Neto é o novo presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). A posse ocorreu na manhã de ontem, na sede do órgão, no Setor Comercial Sul. O ex-diretor do Ibama Francisco Palhares, por sua vez, irá comandar a diretoria técnica do serviço. Na ocasião, Monteiro afirmou que a desativação do lixão da Estrutural será prioridade em sua gestão. Ele também destacou a necessidade da criação de um local adequado para a destinação do lixo, observando os padrões ambientais.“Precisamos, ainda, restabelecer a credibilidade do SLU e resgatar o nome dessa instituição. Além disso, vamos desenvolver um relação transparente com as empresas terceirizadas que trabalham diretamentecom o órgão”, completou Monteiro. O novo aterro sanitário ficará em Samambaia.

PERFIL

Economista mineiro

Edson Machado Monteiro está em Brasília desde 1973. É mineiro, formado em Economia, com especialização em Engenharia Econômica. Ingressou no Banco do Brasil em 1974, onde ultimamente ocupava o cargo de presidente da seguradora Banco do Brasil Seguro Saúde. Com amplo conhecimento em mercado financeiro e experiência em gestão, já exerceu cargos de direção como o de vice-presidente de Varejo e Distribuição do BB.

Postagens mais visitadas deste blog

Arruda aparece em 1º na corrida ao GDF, aponta pesquisa

Governador também lidera o primeiro turno, aponta Real Time Big Data, que mostra ainda disputa acirrada pelo Senado; veja  aponta a pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela  Record TV  e divulgada nesta quarta-feira (8).  aparece em primeiro em todos os cenários e também em caso de eventual segundo turno contra todos os outros candidatos. O levantamento mostra que o ex-governador José Roberto Arruda (PL) está em segundo em todos os cenários onde o nome dele foi apresentado ao entrevistado e também na pesquisa espontânea. Arruda ficaria no cenário com a saída de Ibaneis, Apesar disso, o ex-governador ainda está inelegível em razão de condenação por improbidade administrativa em segunda instância.

Homem de 47 anos morre após ser esfaqueado em Taguatinga Sul

caso ocorreu na noite desta segunda-feira (8/1), na QSD 1, de Taguatinga Sul. Um homem de 47 anos morreu após ser  esfaqueado  na noite desta segunda-feira (8/1). O caso ocorreu na QSD 1, de Taguatinga Sul. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado para o socorro mas, após uma parada cardiorrespiratória, a vítima não resistiu. Por volta de 22h, uma equipe de socorro foi acionada para atender uma vítima de esfaqueamento próximo a uma farmácia na QSD 1. Ao chegar no local, os bombeiros encontraram o homem de 47 anos com um corte no lado esquerdo do tórax e três cortes nas costas. De imediato, foi iniciado o atendimento. De acordo com os bombeiros, enquanto estava sendo feito os curativos, a vítima entrou em parada cardiorrespiratória. Os socorristas logo iniciaram os protocolos de reanimação cardiopulmonar. No entanto, o homem não reagiu e teve o óbito declarado. O local ficou aos cuidados da Polícia Militar do DF. Fonte CR.

Com alta na gasolina, motoristas de aplicativos devolveram 30 mil veículos às locadoras

Segundo a Abla, os motoristas de aplicativo alugavam 200 mil veículos das locadoras no início do ano passado; hoje, o segmento aluga cerca de 170 mil. A disparada no preço da gasolina tem dificultado a vida dos motoristas de aplicativos como Uber e 99 e levou a uma devolução de 30 mil veículos às locadoras de automóveis de junho até agora, disse o presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Paulo Miguel Junior. “Acreditamos em retomada do mercado, se o preço do combustível voltar para um patamar mais baixo e se os aplicativos reajustarem o valor da tarifa, dando possibilidade para que eles (os motoristas) recomponham a renda mensal”, disse, durante coletiva nesta terça-feira. Atualmente, muitos usuários estão com dificuldade em conseguir motoristas de aplicativos nas grandes cidades. Os aplicativos negam que há falta de motoristas, embora as associações que representam a categoria já sinalizaram uma debandada Segundo a Abla, os motoristas de aplicativo aluga

Policiais encontram colchão durante buscas a Lázaro em mata de Goiás

Objeto foi levado para o comando da força-tarefa instalado no distrito de Girassol. Mais de 200 agentes estão no nono dia de buscas pelo suspeito que tem extensa ficha criminal.  Cocalzinho de Goiás 17/06/2021 16h10    Atualizado  há 2 horas A Polícia Militar encontrou um colchão na tarde desta quinta-feira (15) durante buscas por Lázaro Barbosa, de 32 anos, em uma mata na região de Cocalzinho de Goiás, no Entorno do DF. O objeto foi levado para o comando da força-tarefa instalado no distrito de Girassol. O colchão enrolado e amarrado com uma corda chegou à base por volta das 15h50. A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP) ressaltou que o objeto encontrado tanto pode ser de Lázaro, como também de outro morador da região. O colchão deve passar por perícia. A força-tarefa com mais de 200 policiais estão no nono dia de buscas pelo suspeito de chacina em Ceilândia e de uma série de outros crimes em Goiás. A SSP anunciou nesta manhã que homens da Força Nacional vão reforçar a operaç
Que venham outros 50! Artigos em 20/04/2010 às 21:17 Brasília, cinquentenário, Patrício Cabo Patrício* Ao completar 50 anos, Brasília – assim como sua população – é uma cidade multifacetada. Podemos observá-la de diferentes pontos de vista. Apesar dos maus momentos políticos vividos por nossa cidade, prefiro ressaltar o que temos de bom. E nesse aspecto, temos uma cidade ainda mais plural, mais rica e muito mais aconchegante. No campo geográfico, podemos contemplar a beleza de Brasília de diferentes locais como o alto da Torre de TV, o gramado da Esplanada, a Ponte JK, a Ermida Dom Bosco. A bela arquitetura de Oscar Niemeyer nos palácios e ministérios e os traços de Lucio Costa nas avenidas ganham novo tom, nova cor e outra perspectiva ao serem observados de um novo ponto de vista, diferente do habitual de quem passa dentro do carro pelo Eixo Monumental e se acostuma à vista. W3, L2, SQS, SCLN e tantas outras siglas do nosso vocabulário tornam-se verdadeiras poesias se vista

TRE-DF nega representação do PT contra Flávia Arruda por propaganda antecipada

Plenário considerou improcedente pedido do partido, que alegava que parlamentar, quando exercia a função de ministra, utilizou logomarca pessoal para divulgar cerimônia no Planalto A desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) Nilsoni de Freitas Custódio negou, nesta terça-feira (26/7), o pedido do Partido dos Trabalhadores (PT) contra a deputada federal Flávia Arruda (PL) sobre uma possível utilização da logomarca pessoal da parlamentar para  divulgar  uma cerimônia no Palácio do Planalto sobre a regularização de terras em Vicente Pires. De acordo com a representação apresentada pelo partido, a deputada, quando exercia a função de ministra-chefe do governo Bolsonaro, havia utilizado da própria logomarca pessoal para divulgar a cerimônia de regularização de terras da região administrativa e em áreas parceladas do DF, em 25 de março. Segundo o partido, como o assunto era de grande relevância e repercussão, se trataria de um favorecimento eleitoral. No even

Emissão da carteira de identidade será por ordem de chegada durante a manhã, no DF

Emissão da carteira de identidade será por ordem de chegada durante a manhã, no DF Até às 12h, serão distribuídas senhas nos postos de atendimento da PCDF. No período da tarde, prioridade continua sendo para quem agendou serviço. A partir desta terça-feira (11), não será necessário agendar horário para emissão da carteira de identidade, no turno matutino, nas unidades da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Até às 12h, serão distribuídas senhas de atendimento, entregues por ordem de chegada. Já no período da tarde, a prioridade continua sendo para quem agendou o serviço, no site da corporação. Além disso, os postos de atendimento da PCDF, anexos às delegacias de polícia, que encerravam as atividades às 19h, agora funcionarão em horário estendido em dias úteis, das 7h às 20h30. Há também a possibilidade de encaixes por ordem de chegada e respeitadas as preferências legais, em caso de falta de quem fez agendamento. O atendimento nas agências do Na Hora é das 7h às 19h e o agendament

O Brasil e Brasilia passa o Recado ao STF, O povo tem Voz.

Manifestação em Brasília surpreendeu até apoiadores de Bolsonaro Protesto contra o STF animou adeptos do atual governo federal de olho na eleição de 2022 O número de manifestantes na Esplanada do Ministérios, neste feriado de 7 de Setembro, em Brasília, chamou a atenção até mesmo dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Para muitos, a manifestação foi o maior ato em apoio atual ao presidente da República, em Brasília. “A maior que eu fui”, disse um apoiador presente. O ânimo ocorreu mesmo sem a manifestação chegar a mais de um milhão de pessoas.  Sem registros túmulos de ocorrências, os apoiadores do presidente Bolsonaro se reuniram na manhã desta terça-feira (7) com discurso contrário ao Supremo Tribunal Federal (STF) - principalmente contra os ministros Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso.   Vestidos com camisas da Seleção Brasileira, bandeiras do Brasil, bonés e máscaras com temas ligados ao presidente, os manifestantes se animaram de olho em 2022. Pessoas de diversos Est

Paulinha da calcinha preta ainda continua internada, mas as noticias falsas continua na Internet, e Banda desmente a morte de Paulinha

Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, está internada A cantora  Paulinha Abelha , vocalista do grupo de forró Calcinha Preta, precisou ser internada em um hospital de Aracajú, em Sergipe, e de acordo com o “SE-TV”, ela passou mal com problemas renais. A assessoria de comunicação da artista informou por meio de uma publicação nas redes sociais que ela está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas seu quadro é estável. “A assessoria de Paulinha Abelha vem por meio desta informar que a cantora segue internada e encontra-se estável, de acordo com boletim médico divulgado na noite de domingo (13). Paulinha está sendo acompanhada por equipe médica especializada. Agradecemos todas as orações e energias positivas”, destacou a publicação. O marido da cantora,  Clevinho Santos , chegou a se manifestar nas redes sociais, explicando que ela passou três dias com enjoos e sentindo tontura. Segundo ele, os médicos fizeram exames e diagnosticaram a cantora com uma infecção. Ele ainda n