Pular para o conteúdo principal
Áreas de lazer do DF sofrem com vandalismo, tráfico e uso de drogasAdministrações regionais prometem resolver os problemas ainda em 2011


Lucas Tolentino

Publicação: 27/01/2011 08:00 Atualização: 27/01/2011 11:16

Placas danificadas e quebradas dos aparelhos de musculação incomodam Henrique , frequentador do espaço público da Quadra 5 do Cruzeiro Velho (Adauto Cruz/CB/D.A Press)
Placas danificadas e quebradas dos aparelhos de musculação incomodam Henrique , frequentador do espaço público da Quadra 5 do Cruzeiro Velho
Construídas para promover a integração da comunidade, praças de diferentes regiões do Distrito Federal viraram redutos de violência e de lixo. Muitos vizinhos não ousam frequentá-las. Passam longe delas por medo de assaltos. Viraram, assim, pontos de encontro renegados ao descaso. Na Asa Sul, as antigas áreas de lazer servem como esconderijo para marginais. Em Taguatinga, o uso de drogas ocorre a céu aberto. No Guará e no Cruzeiro Velho, o vandalismo tomou conta dos equipamentos públicos e, em Águas Claras, os frequentadores aproveitam o espaço para fazer arruaças.

Faz tempo que os moradores da QE 42 do Guará desistiram de frequentar a praça entre o Conjunto Q e o Conjunto L. A dona de casa Antônia dos Santos, 25 anos, passeia todas as tardes com a filha Ana Clara Rodrigues, 2, mas passa longe do local. “As grades estão todas furadas, com as pontas para fora. São um perigo”, alertou. No parquinho, os brinquedos enferrujaram, e a areia deu lugar a arbustos. Em vez de diversão para as crianças, viraram depósito de sujeira. “Os cachorros fazem as necessidades lá dentro. Ninguém vem limpar”, reclamou a moradora.

Na QE 42 do Guará, as grades estragadas fizeram os moradores desistirem de frequentar a quadra esportiva (Adauto Cruz/CB/D.A Press)
Na QE 42 do Guará, as grades estragadas fizeram os moradores desistirem de frequentar a quadra esportiva
Na Quadra 5 do Cruzeiro Velho, os adeptos aos exercícios físicos se preparam para o dia em que não poderão mais usar os aparelhos de malhação. As placas afixadas nos equipamentos, com dicas para evitar acidentes e distensões musculares, foram todas danificadas. O autônomo Henrique Matos, 41 anos, conta que a baderna começa à noite e não tem hora para acabar. “As placas quebradas são decorrentes do vandalismo e da falta de policiamento”, denunciou.

Ao lado dos aparelhos de musculação, havia três bancos de concreto. Dois deles foram derrubados. O terceiro provoca medo em quem se arrisca a sentar. Henrique acredita que os assentos caíram há cerca de um ano. “Estavam tortos, emborcados. As pessoas não usavam mais. Um dia, eles amanheceram no chão”, contou.

Emblemática, a Praça do DI, na QNA de Taguatinga, ficou à mercê do tráfico de drogas. A reportagem flagrou crianças e adultos usando entorpecentes pelas calçadas. O professor Alan Damásio, 47 anos, conta que, mesmo quando o Governo do Distrito Federal promove eventos no local, a presença dos marginais afasta o público. “No ano passado, vim a uma festa da administração. Estava tudo organizado, mas não tinha condições de ficar por conta da quantidade de gente estranha”, disse. O piso de pedra portuguesa tem vários buracos. Nos canteiros, há apenas galhos de plantas.

A presença de pessoas suspeitas nas praças locais também deixa os moradores de Águas Claras temerosos. A administradora de um dos edifícios que circundam a Praça Tuim, Sheila Nantes, 39 anos, conta que a baderna ocorre todos os dias. Segundo ela, jovens compram bebidas em um supermercado das redondezas e vão para o lugar, inaugurado há menos de dois anos na Quadra 206 Sul. “Além de fazer barulho, os garotos usam drogas. A polícia quase não faz rondas”, revelou.

Esconderijo
A instalação de um Posto Comunitário de Segurança não afastou os marginais da Praça do Índio, na 703/704 Sul, onde dois crimes bárbaros chocaram a população de Brasília (leia Memória). No local, um coreto sujo e antigo abriga moradores de rua. O prefeito da quadra, Wildemar Damasceno, 68 anos, explica que a presença dos policiais inibe a ação de assaltantes, mas não impede o uso de drogas. “É um esconderijo de bandidos. À noite, eles saem e roubam as casas. Já entraram em várias”, afirmou.

A Praça 21 de Abril, na 707/708 Sul, é uma travessia perigosa. O dono da banca de jornal da quadra, Mário Mergulhão, 56 anos, conta que os assaltos aumentam com o início das aulas. “Isso aqui está muito largado. Falta infraestrutura”, denuncia Mário. Os aparelhos de musculação estão quebrados, e as pichações imperam nas paredes do coreto da praça.


MEMÓRIA
Mortes na área da 703/704 Sul

Dois crimes ocorridos na Praça da 703/704 Sul chocaram a população. Em 1997, cinco jovens atearam fogo ao índio pataxó Galdino Jesus dos Santos enquanto ele dormia no banco da parada de ônibus. Depois de quase 12 anos, os moradores de rua Raulhei Fernandes Mangabeiro, 26 anos, e Paulo Francisco de Oliveira Filho, 35, foram assassinados por volta das 6h40, em 19 de janeiro de 2009. A dupla dormia no coreto da praça, onde acabou executada. Um funcionário do Banco Central que morava próximo ao local admitiu a autoria do crime, alegando estar irritado com a presença dos mendigos. Três meses depois, agentes da 1ª DP, na Asa Sul, o prenderam.


Promessas de revitalização

As novas administrações prometem dar atenção aos espaços de socialização. No Guará, a revitalização começou em praças das QIs 22, 10, 6 e 4 e das QEs 30 e 28.O administrador regional da cidade, Carlos Nogueira, garante que os trabalhos chegarão à QE 42 e a outras praças descuidadas. “Colocaremos meios fios e faremos serviços de limpeza e de retirada de entulhos”, comprometeu-se. A segurança será feita por meio da cooperação entre as polícias Civil e Militar. Segundo ele, houve reuniões com os responsáveis pela delegacia e pelo batalhão da região.

A restauração das 22 áreas de lazer do Cruzeiro também começou. De acordo com a assessoria de imprensa da Administração Regional da cidade, a faxina foi iniciada em três parques. Em alguns deles, segundo o órgão, os brinquedos estavam debaixo da areia. O órgão informou que, para os próximos dias, está prevista a limpeza de campos e de quadras.

Ouvir os problemas da comunidade está entre as prioridades dos responsáveis pelo Plano Piloto. Prefeitos de quadras, inclusive das 700, participaram de reuniões na Administração Regional de Brasília. De acordo com a assessoria de imprensa, as demandas passam atualmente por análise. Depois disso, técnicos do órgão verificarão se há condições e recursos necessários para implantar os projetos.

Em Águas Claras, segundo a assessoria de imprensa da administração regional, representantes das polícias Civil e Militar também estão cientes da situação da Praça Tuim e de outros pontos da cidade. Além disso, o órgão afirmou que vai verificar com o supermercado da região se há irregularidades na venda de bebidas alcoólicas durante a noite.

A depender das intenções, a Praça do DI também deve passar por reformas. De acordo com a assessoria de imprensa da Administração Regional de Taguatinga, a situação das praças da cidade foi levantada e todas elas serão revitalizadas nos próximos meses. Segundo o órgão, a polícia trabalha em conjunto com outros órgãos para combater o tráfico de entorpecentes. (LT)

Postagens mais visitadas deste blog

Arruda aparece em 1º na corrida ao GDF, aponta pesquisa

Governador também lidera o primeiro turno, aponta Real Time Big Data, que mostra ainda disputa acirrada pelo Senado; veja  aponta a pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela  Record TV  e divulgada nesta quarta-feira (8).  aparece em primeiro em todos os cenários e também em caso de eventual segundo turno contra todos os outros candidatos. O levantamento mostra que o ex-governador José Roberto Arruda (PL) está em segundo em todos os cenários onde o nome dele foi apresentado ao entrevistado e também na pesquisa espontânea. Arruda ficaria no cenário com a saída de Ibaneis, Apesar disso, o ex-governador ainda está inelegível em razão de condenação por improbidade administrativa em segunda instância.

Homem de 47 anos morre após ser esfaqueado em Taguatinga Sul

caso ocorreu na noite desta segunda-feira (8/1), na QSD 1, de Taguatinga Sul. Um homem de 47 anos morreu após ser  esfaqueado  na noite desta segunda-feira (8/1). O caso ocorreu na QSD 1, de Taguatinga Sul. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado para o socorro mas, após uma parada cardiorrespiratória, a vítima não resistiu. Por volta de 22h, uma equipe de socorro foi acionada para atender uma vítima de esfaqueamento próximo a uma farmácia na QSD 1. Ao chegar no local, os bombeiros encontraram o homem de 47 anos com um corte no lado esquerdo do tórax e três cortes nas costas. De imediato, foi iniciado o atendimento. De acordo com os bombeiros, enquanto estava sendo feito os curativos, a vítima entrou em parada cardiorrespiratória. Os socorristas logo iniciaram os protocolos de reanimação cardiopulmonar. No entanto, o homem não reagiu e teve o óbito declarado. O local ficou aos cuidados da Polícia Militar do DF. Fonte CR.

Policiais encontram colchão durante buscas a Lázaro em mata de Goiás

Objeto foi levado para o comando da força-tarefa instalado no distrito de Girassol. Mais de 200 agentes estão no nono dia de buscas pelo suspeito que tem extensa ficha criminal.  Cocalzinho de Goiás 17/06/2021 16h10    Atualizado  há 2 horas A Polícia Militar encontrou um colchão na tarde desta quinta-feira (15) durante buscas por Lázaro Barbosa, de 32 anos, em uma mata na região de Cocalzinho de Goiás, no Entorno do DF. O objeto foi levado para o comando da força-tarefa instalado no distrito de Girassol. O colchão enrolado e amarrado com uma corda chegou à base por volta das 15h50. A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP) ressaltou que o objeto encontrado tanto pode ser de Lázaro, como também de outro morador da região. O colchão deve passar por perícia. A força-tarefa com mais de 200 policiais estão no nono dia de buscas pelo suspeito de chacina em Ceilândia e de uma série de outros crimes em Goiás. A SSP anunciou nesta manhã que homens da Força Nacional vão reforçar a operaç

Policial civil aposentado desmente Daniel Donizet em depoimento

Materia sobre fonte: Dony Silva A incrível e vergonhosa história que envolve o deputado distrital Daniel Donizet e seu ex-assessor Marco Aurélio Oliveira Barboza, acusado de agredir uma garota de programa durante orgia em um motel no DF no dia 22 de março, ganha mais um capítulo. Ela afirmou que conheceu o deputado, seu assessor, Marco Aurélio Oliveira Barboza, e um terceiro homem naquela noite, em uma badalada boate localizada no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), e que fechou um programa com eles e outras duas amigas. Os seis seguiram então entusiasmados para um motel no Núcleo Bandeirante, onde ocorreram as agressões. A vítima, Barbara Eloise Toledo disse que, durante o programa, foi agredida com tapas e socos, e que ainda foi enforcada e segurada por Marco com força pelos braços. Ainda no depoimento, a jovem diz que o assessor tirou o preservativo durante o ato sexual, contra a sua vontade. Ela alega também que as ouras pessoas que estavam no quarto não presenciaram as agressões,

O Brasil e Brasilia passa o Recado ao STF, O povo tem Voz.

Manifestação em Brasília surpreendeu até apoiadores de Bolsonaro Protesto contra o STF animou adeptos do atual governo federal de olho na eleição de 2022 O número de manifestantes na Esplanada do Ministérios, neste feriado de 7 de Setembro, em Brasília, chamou a atenção até mesmo dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Para muitos, a manifestação foi o maior ato em apoio atual ao presidente da República, em Brasília. “A maior que eu fui”, disse um apoiador presente. O ânimo ocorreu mesmo sem a manifestação chegar a mais de um milhão de pessoas.  Sem registros túmulos de ocorrências, os apoiadores do presidente Bolsonaro se reuniram na manhã desta terça-feira (7) com discurso contrário ao Supremo Tribunal Federal (STF) - principalmente contra os ministros Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso.   Vestidos com camisas da Seleção Brasileira, bandeiras do Brasil, bonés e máscaras com temas ligados ao presidente, os manifestantes se animaram de olho em 2022. Pessoas de diversos Est

NOTICIAS URGENTE, A circulação dos Jornais dos estados Unidos que o nosso votos foram roubados

O ativista político, empresário e filantropo  Mike Lindell afirmou nesta quarta-feira (2) durante entrevista no canal Lindell TV, com toda convicção possível,  que cerca de 5.1 milhões de votos foram “roubados” do presidente Jair Bolsonaro  e que magistrados, que ignoraram denúncias poderão ser presos pelos militares a qualquer momento. Ele afirmou ainda que se o Brasil não der um ponto final nessa história, se tornará na próxima Venezuela! Enquanto isso aqui em Brasília,  é  aguardado com enorme expectativa a divulgação do relatório final das Forças Armadas que acompanharam o primeiro e o segundo turno da eleição presidencial. Talvez isso explique a súbita viagem de dois magistrados  que já estão a mais de 10 mil quilômetros de distância do Brasil e o silêncio sepulcral nas últimas horas de importantes aliados do vencedor sem apoio popular.

Operacao falso profeta 'um octilhão de reais': Polícia do DF faz operação contra pastores suspeitos de aplicar golpe em mais de 50 mil vítimas

Investigadores apuraram que quadrilha prometia 'rentabilidade estratosférica' para pessoas que depositassem a partir de R$ 25; elas eram levadas a crer que haviam sido 'escolhidas por Deus' para receber 'benção' Agentes da Polícia Civil do Distrito Federal cumprem, na manhã desta quarta-feira (20), dois mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão contra integrantes de uma organização suspeita de praticar estelionato e outros crimes no DF e em quase todas as unidades da federação. De acordo com os investigadores, o golpe pode ser considerado um dos maiores já apurados no país, já que o grupo, composto por dezenas de lideranças religiosas, é suspeito de ter feito mais de 50 mil vítimas pelo país. Cem policiais saíram às ruas nesta quarta para fazer buscas em endereços do DF e de quatro estados –Goiás, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. A operação foi batizada de "Falso Profeta". A Justiça também autorizou o bloqueio de valores, redes sociais e

Filho de ‘El Chapo’ é extraditado para os EUA

O México extraditou na sexta-feira (15) para os Estados Unidos o  narcotraficante  Ovidio Guzmán  (foto), filho de  El Chapo  e um dos líderes do Cartel de Sinaloa . Ele será julgado em Chicago por uma série de acusações federais de  tráfico de drogas . O México extraditou na sexta-feira (15) para os Estados Unidos o  narcotraficante  Ovidio Guzmán  (foto), filho de  El Chapo  e um dos líderes do Cartel de Sinaloa . Ele será julgado em Chicago por uma série de acusações federais de  tráfico de drogas . Em janeiro, Guzmán López foi preso  pelas autoridades mexicanas na cidade de Culiacán. A operação  deixou 29 mortos , incluindo 10 militares e 19 supostos criminosos . Segundo a agência antidrogas americana (DEA), o grupo de  Guzmán  é o principal responsável pelo  tráfico de fentanil , droga d e 50 a 100 vezes mais potente do que a morfina. O narcotraficante também é acusado de atuar na logística do cartel, responsável por grandes carregamentos de cocaína, heroína, metanfetamina e macon