Pular para o conteúdo principal
Lula inaugura Memorial Darcy Ribeiro, na UnB, sob protestos de estudantes


Publicação: 06/12/2010 17:48 Atualização: 06/12/2010 18:02
Um grupo de estudantes da Universidade de Brasília (UnB) aproveitou a cerimônia de inauguração do Memorial Darcy Ribeiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para reivindicar melhorias na universidade e criticar a gestão do reitor, José Geraldo de Sousa Junior.

Com cartazes e palavras de ordem, os estudantes criticaram a obra do memorial, no valor de R$ 8,5 milhões, segundo o Ministério da Cultura (Minc). De acordo com os manifestantes, a UnB está sucateada.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, tentou tranquilizar os manifestantes, ressaltando a importância de Darcy Ribeiro para a UnB. “A hora é de saudar Darcy Ribeiro e a Universidade de Brasília”, disse Ferreira. O antropólogo, morto em 1997, foi um dos idealizadores da UnB e o primeiro reitor da instituição.

Alheio ao protesto dos estudantes, Lula ressaltou, no discurso, a história de Darcy Ribeiro e sua importância para o país e para a UnB. “Precisávamos de uma maneira original e criativa para homenagear Darcy no dia de hoje”, disse Lula. “Hoje temos motivos para uma grande comemoração, Darcy está de volta a Brasília".

O Memorial Darcy Ribeiro, batizado de beijódromo pelos estudantes da universidade, tem 2 mil metros quadrados distribuídos em dois andares. Foi projetado pelo arquiteto e parceiro de Darcy em diversos projetos, João Filgueiras Lima, o Lelé.
UnB inaugura hoje memorial que leva o nome do fundador da instituição

egundo o Minc, o local reúne um acervo com mais de 30 mil obras do antropólogo e educador e da primeira mulher dele, a também antropóloga Berta Gleizer Ribeiro. O memorial ainda guarda documentos pessoais, como cartas trocadas com Oscar Niemeyer e com o filósofo francês Jean-Paul Sartre. Estão previstas para o local exposições de obras de arte brasileira, que vão de quadros de Portinari a artefatos indígenas.

Postagens mais visitadas deste blog

Arruda aparece em 1º na corrida ao GDF, aponta pesquisa

Governador também lidera o primeiro turno, aponta Real Time Big Data, que mostra ainda disputa acirrada pelo Senado; veja  aponta a pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela  Record TV  e divulgada nesta quarta-feira (8).  aparece em primeiro em todos os cenários e também em caso de eventual segundo turno contra todos os outros candidatos. O levantamento mostra que o ex-governador José Roberto Arruda (PL) está em segundo em todos os cenários onde o nome dele foi apresentado ao entrevistado e também na pesquisa espontânea. Arruda ficaria no cenário com a saída de Ibaneis, Apesar disso, o ex-governador ainda está inelegível em razão de condenação por improbidade administrativa em segunda instância.

NOTICIAS URGENTE, A circulação dos Jornais dos estados Unidos que o nosso votos foram roubados

O ativista político, empresário e filantropo  Mike Lindell afirmou nesta quarta-feira (2) durante entrevista no canal Lindell TV, com toda convicção possível,  que cerca de 5.1 milhões de votos foram “roubados” do presidente Jair Bolsonaro  e que magistrados, que ignoraram denúncias poderão ser presos pelos militares a qualquer momento. Ele afirmou ainda que se o Brasil não der um ponto final nessa história, se tornará na próxima Venezuela! Enquanto isso aqui em Brasília,  é  aguardado com enorme expectativa a divulgação do relatório final das Forças Armadas que acompanharam o primeiro e o segundo turno da eleição presidencial. Talvez isso explique a súbita viagem de dois magistrados  que já estão a mais de 10 mil quilômetros de distância do Brasil e o silêncio sepulcral nas últimas horas de importantes aliados do vencedor sem apoio popular.