Pular para o conteúdo principal
 Uma aliança desfeita no caminho


Partidos, Política em 21/04/2010 às 11:30

eleições, PTB, Roriz

Se a eleição indireta para governador ajudou a consolidar a aliança PT-PMDB para as eleições de outubro deste ano, atrapalhou uma outra união: a do PTB do senador Gim Argello com o grupo do ex-governador Joaquim Roriz (PSC). Os contatos entre os dois vinham se estreitando nas últimas semanas. Roriz conversou com o presidente do PTB, Roberto Jefferson há cerca de um mês (leia aqui). E aos poucos as conversas com o senador do DF foram ganhando corpo.

A intenção do grupo rorizista era ceder uma vaga de candidato ao Senado, na chapa majoritária do partido, a Gim Argello. Assim o senador poderia ser eleito novamente, desta vez sem o risco de um julgamento no TSE fazê-lo perder o mandato - Gim aguarda a decisão do tribunal sobre a ação eleitoral proposta pelo então adversário Agnelo Queiroz, com a acusação de uso da máquina pública na campanha de Joaquim Roriz, de quem Gim herdou o mandato.

Mas, a despeito da reaproximação com o Roriz, o PTB-DF preferiu apostar na aliança com PT e PMDB na eleição indireta, abrindo espaço para uma possível coligação em outubro. Justificativas não faltam. Apesar do interesse de seu partido pelo PSDB de José Serra, Gim, pessoalmente, sempre fez campanha para a candidata petista à Presidência, Dilma Roussef, de quem se tornou amigo pessoal. De quebra, o partido ainda vai ganhar espaço neste novo governo tampão. Os distritais petebistas devem influenciar as escolhas na Secretaria de Trabalho e de Saúde. Para Gim, deve ficar a Terracap, área que ainda mantém o interesse por conta de sua origem de corretor de imóveis.

Fato é que a mudança de votos dos dois distritais petebistas - para apoiar já no primeiro turno Rogério Rosso e nem mesmo votar no candidato do partido, Luiz Filipe Coelho - pegou os rorizistas de surpresa. No grupo, ficou a sensação de traição por parte do senador. Mágoa que, na política, a gente nunca sabe quanto tempo dura.

Parte do PDOT pode ser derrubada

GDF, TJDFT em 21/04/2010 às 8:24
PDOT

Do Correio Braziliense: Sob desconfiança desde que o ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa denunciou suspeita de compra de votos para a aprovação na Câmara Legislativa, o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) deve continuar em vigor. Em julgamento que tomou toda a tarde de ontem, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) começou a analisar ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra o projeto que estabelece normas para a ocupação populacional e de desenvolvimento econômico na capital do país.

O relator do caso, desembargador Otávio Augusto Barbosa, considerou não haver vício formal no substituto ao texto original, do Executivo, aprovado pela Câmara Legislativa, argumento que poderia levar à revogação da íntegra da lei.

Otávio Augusto fez um voto longo e detalhado. Embora defenda a manutenção do corpo do Pdot, o desembargador que assume a Presidência do TJDFT na próxima sexta-feira apontou inconstitucionalidades em vários artigos da lei. A maior parte das emendas parlamentares será revogada, caso o TJDFT mantenha o voto de Otávio Augusto. Ele apontou vício de iniciativa nas mudanças de destinação e uso de áreas feitas por proposta de deputados distritais.

De acordo com a Lei Orgânica do DF, essa prerrogativa é exclusiva do Executivo. Com esse argumento técnico, o desembargador suspendeu, sem entrar na questão ambiental, a criação do bairro Catetinho, atacado pelo Ministério Público por estar inserido em Área de Proteção de Mananciais (APM).

O voto de Otávio Augusto também impede a mudança de destinação para fins comerciais e habitacionais do terreno da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Havia uma disposição do governo de José Roberto Arruda de vender o lote da empresa no Setor de Indústria e Abastecimento. Na mesma região, Otávio Augusto considerou irregular artigo que permite a ocupação e construção de novos empreendimentos habitacionais no Guará, na área próxima ao ParkShopping. Durante o julgamento de ontem, o desembargador João Mariosi pediu vista. Mas outros magistrados preferiram antecipar seus votos.

10 votos

Otávio Augusto foi integralmente seguido por nove colegas: Mário Machado, Lecir Manoel da Luz, Cruz Macedo, Romeu Gonzaga Neiva, Carmelita Brasil, Waldir Leôncio, José Jacinto Costa Carvalho, Sandra de Santis e Lécio Resende. Com 10 votos, o placar já significa em tese a manutenção do Pdot e a revogação das emendas irregulares. Mas não há um resultado oficial. Com o pedido de vista de Mariosi, os desembargadores Sérgio Bittencourt, Natanael Caetano e Romão Cícero ainda não se pronunciaram. Não há data para prosseguimento do debate. Mas a aposta das partes é de que o resultado será mantido quando Mariosi levar o processo novamente a julgamento.

O voto de Otávio Augusto agradou tanto os autores da ação, o procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bandarra, e a promotora Marta Eliana, que atua na área do Meio Ambiente, quanto o procurador-geral do DF, Marcelo Galvão, que contestava os argumentos do Ministério Público do DF contra o Pdot. “Foram mantidos justamente os dispositivos que aceleraram o processo de ordenamento territorial”, afirmou Bandarra. “Foi um voto brilhante e muito bem fundamentado”, afirmou Marta Eliana, que comemorava a proibição de criação do bairro Catetinho.

Marcelo Galvão também considerou o julgamento um avanço. “Se considerar necessário, o governo poderá adequar falhas apontadas pelo desembargador por meio de novos projetos a serem enviados à Câmara Legislativa” explicou. O procurador Flávio Jardim, que fez sustentação oral no plenário contra a Adin, avalia a tendência de resultado de ontem como “uma vitória para Brasília”.

A advogada Gláucia Savin, que representou o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), também elogiou a posição de Otávio Augusto. “Foi um voto bastante elaborado, profundo e ponderado. O desembargador foi bastante feliz”, disse a advogada da entidade que ingressou no processo como parte contrária à ação do Ministério Público do DF.

Artigos considerados inconstitucionais

Incisos II a IV e parágrafos 1º e 2º do artigo 43 — Fixa índices urbanísticos de lotes para novos parcelamentos;

Incisos V e VII do artigo 53 — Destina área para criação de Setor de Garagens, em Samambaia;

Inciso VII do artigo 55 — Destina área na Fazenda Sucupira, no Riacho Fundo, para criação do Parque Tecnológico de Biotecnologia e Agronegócios;

Artigo 70 — Cria o Setor Habitacional Catetinho;

Incisos XII, XIV e XV do parágrafo 1º do artigo 74 — Transformam em zona urbana de expansão e qualificação trecho a Noroeste de Santa Maria até o Córrego Alagado, DF 180 (trecho a Oeste, entre a Rodovia DF-190 e o córrego Samambaia), trecho ao longo da BR-060, a oeste de Samambaia;

Artigo 109 — Possibilita que lote da Novacap, no Setor de Indústria e Abastecimento tenha uso comercial e habitacional;

Artigo 113, parágrafo 3º — Fica assegurada a ocupação de 100% dos imóveis localizados no Setor Central do Guará;

Artigos 200 a 203 — Criam a figura do urbanizador social, pessoa física ou jurídica que no sentido de ajudar no processo de regularização de parcelamentos e levantamento de novas áreas habitacionais.

Auditoria em contratos e na Codhab

GDF em 21/04/2010 às 8:14

Codhab, Rosso


Do Correio Braziliense: Os dois primeiros decretos de Rogério Rosso (PMDB) como governador do DF tem propósito policial. Um deles determina auditoria em todas os contratos da administração. O outro manda suspender por 30 dias a concessão de terrenos do Pró-DF e de lotes da Companhia Habitacional do DF (Codhab). O objetivo é apurar as denúncias reveladas pelo Ministério Público e pela Polícia Civil na Operação João de Barro, que investiga indícios de corrupção na doação de áreas por meio da Codhab.

Em função dos dois decretos, o Diário Oficial do DF que deveria ter circulado ontem demorou mais para ser rodado. Até o início da noite, a equipe de juristas do novo governo aprontava os últimos detalhes do texto informando o início das auditorias nos contratos e a blitz na Codhab. A publicação oficial que circulará hoje com a data de ontem informará as áreas responsáveis por conduzir o pente-fino pedido pelo governador.

Ao impor investigação como primeira medida de governo, Rogério Rosso tenta marcar uma postura moralizadora. É a chance que tem para causar um impacto positivo sobre sua gestão. E Rosso não tem tempo a perder. Está pressionado pelo calendário eleitoral, o da Justiça, que ainda vai julgar o processo de intervenção e o do próprio mandato, com data para terminar em 31 de dezembro.

Os contratos, especialmente os ligados à informática, foram a base do escândalo revelado pela Caixa de Pandora. Segundo as denúncias que deram início ao Inquérito nº 650 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), deputados e integrantes do governo negociavam propinas com os empresas prestadoras de serviço para o GDF.

Na última quinta-feira, o Ministério Público e a Polícia Civil prenderam um servidor da Codhab, Lester Sebastião, indicado pelo deputado Paulo Roriz, acusado de cobrar propina para fraudar a lista de lotes destinados a policiais e bombeiros militares. Um corretor de imóveis, Fábio Neri, também foi preso e admitiu ter negociado o dinheiro. Há suspeitas da participação de mais pessoas ligadas a outros deputados na Operação João de Barro.

PT deve governar com PMDB

GDF, Partidos, Política em 21/04/2010 às 8:11

eleições, PMDB, PT


Do Correio Braziliense: A aliança inédita entre PT e PMDB experimentada no dia em que Rogério Rosso foi eleito para o mandato-tampão até 31 de dezembro deve ser confirmada na prática com a partilha do governo entre as duas legendas. O PMDB vai convidar o PT para entrar no governo. E a tendência é que a resposta seja sim. Internamente, as duas legendas já começaram a pensar como se dará essa composição. O PT não é unânime sobre ocupar cargos no governo de Rosso, mas provavelmente os dissidentes serão votos vencidos na discussão.

Desde o momento em que o PT decidiu se aliar ao PMDB para derrotar a chapa do candidato apoiado por Joaquim Roriz — o então governador em exercício Wilson Lima —, a legenda com força para polarizar a eleição de outubro apoiou seu projeto de poder em pilares pragmáticos. “Temos a intenção de vencer no primeiro turno com a ajuda dos partidos que assinaram a Carta Brasília, base para a eleição de Rosso. De que adianta assumirmos um compromisso sem termos participação no governo? Queremos e devemos entrar para administração desde agora”, disse Hélio José, secretário de Relações Institucionais e Políticas do PT. Ele representa a Base Petista e Socialista, que tem dois dos 15 votos na executiva do partido.

A Hélio se unem mais petistas de outras correntes e de mesmo pensamento sobre a eleição de outubro. “A proposta para integramos o governo virá. Vamos sentar e discutir dentro do partido, e o resultado desse debate deve ser um desdobramento natural da parceria iniciada pela eleição indireta”, afirmou um petista que preferiu permanecer no anonimato. O pré-candidato do PT ao governo, Agnelo Queiroz, tem comemorado abertamente a dobradinha com o PMDB. Ele não deve se opor a que o partido tenha espaço no GDF.

Deputados fora

Um foco de divergência deve ser dentro da Câmara. Os distritais, que vão concorrer à eleição, dois dos quais à Câmara dos Deputados, estão preocupados com a repercussão que uma parceria oficial com o PMDB será interpretada entre eleitores. Chico Leite, por exemplo, é contra. “Só aceito me unir em causas”, comentou o parlamentar. Ele e Érika Kokay (PT) resistiam em votar no candidato peemedebista, como foi acordado pelo comando dos dois partidos, se houvesse segundo turno na eleição.

Paulo Tadeu e Cabo Patrício estão mais alinhados com o pensamento de que o PT terá de trabalhar desde já essa união com o PMDB para vencer o pleito de outubro. Nenhum dos deputados, no entanto, poderia assumir cargos no governo. Isso porque a legislação eleitoral proíbe candidatos a integrar a administração pública pelo menos seis meses antes da eleição.

O PMDB está em plena formação de governo. E o presidente regional da legenda, Tadeu Filippelli, é o principal negociador que tem como aposta amarrar a aliança construída nos bastidores trazendo o PT para preencher postos no GDF. Todo o processo vem sendo tratado nos bastidores e só será anunciado quando estiverem resolvidas entre os dois partidos as fatias de governo que serão reservadas ao PT.

Postagens mais visitadas deste blog

Arruda aparece em 1º na corrida ao GDF, aponta pesquisa

Governador também lidera o primeiro turno, aponta Real Time Big Data, que mostra ainda disputa acirrada pelo Senado; veja  aponta a pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela  Record TV  e divulgada nesta quarta-feira (8).  aparece em primeiro em todos os cenários e também em caso de eventual segundo turno contra todos os outros candidatos. O levantamento mostra que o ex-governador José Roberto Arruda (PL) está em segundo em todos os cenários onde o nome dele foi apresentado ao entrevistado e também na pesquisa espontânea. Arruda ficaria no cenário com a saída de Ibaneis, Apesar disso, o ex-governador ainda está inelegível em razão de condenação por improbidade administrativa em segunda instância.

Homem de 47 anos morre após ser esfaqueado em Taguatinga Sul

caso ocorreu na noite desta segunda-feira (8/1), na QSD 1, de Taguatinga Sul. Um homem de 47 anos morreu após ser  esfaqueado  na noite desta segunda-feira (8/1). O caso ocorreu na QSD 1, de Taguatinga Sul. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado para o socorro mas, após uma parada cardiorrespiratória, a vítima não resistiu. Por volta de 22h, uma equipe de socorro foi acionada para atender uma vítima de esfaqueamento próximo a uma farmácia na QSD 1. Ao chegar no local, os bombeiros encontraram o homem de 47 anos com um corte no lado esquerdo do tórax e três cortes nas costas. De imediato, foi iniciado o atendimento. De acordo com os bombeiros, enquanto estava sendo feito os curativos, a vítima entrou em parada cardiorrespiratória. Os socorristas logo iniciaram os protocolos de reanimação cardiopulmonar. No entanto, o homem não reagiu e teve o óbito declarado. O local ficou aos cuidados da Polícia Militar do DF. Fonte CR.

Com alta na gasolina, motoristas de aplicativos devolveram 30 mil veículos às locadoras

Segundo a Abla, os motoristas de aplicativo alugavam 200 mil veículos das locadoras no início do ano passado; hoje, o segmento aluga cerca de 170 mil. A disparada no preço da gasolina tem dificultado a vida dos motoristas de aplicativos como Uber e 99 e levou a uma devolução de 30 mil veículos às locadoras de automóveis de junho até agora, disse o presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Paulo Miguel Junior. “Acreditamos em retomada do mercado, se o preço do combustível voltar para um patamar mais baixo e se os aplicativos reajustarem o valor da tarifa, dando possibilidade para que eles (os motoristas) recomponham a renda mensal”, disse, durante coletiva nesta terça-feira. Atualmente, muitos usuários estão com dificuldade em conseguir motoristas de aplicativos nas grandes cidades. Os aplicativos negam que há falta de motoristas, embora as associações que representam a categoria já sinalizaram uma debandada Segundo a Abla, os motoristas de aplicativo aluga

Policiais encontram colchão durante buscas a Lázaro em mata de Goiás

Objeto foi levado para o comando da força-tarefa instalado no distrito de Girassol. Mais de 200 agentes estão no nono dia de buscas pelo suspeito que tem extensa ficha criminal.  Cocalzinho de Goiás 17/06/2021 16h10    Atualizado  há 2 horas A Polícia Militar encontrou um colchão na tarde desta quinta-feira (15) durante buscas por Lázaro Barbosa, de 32 anos, em uma mata na região de Cocalzinho de Goiás, no Entorno do DF. O objeto foi levado para o comando da força-tarefa instalado no distrito de Girassol. O colchão enrolado e amarrado com uma corda chegou à base por volta das 15h50. A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP) ressaltou que o objeto encontrado tanto pode ser de Lázaro, como também de outro morador da região. O colchão deve passar por perícia. A força-tarefa com mais de 200 policiais estão no nono dia de buscas pelo suspeito de chacina em Ceilândia e de uma série de outros crimes em Goiás. A SSP anunciou nesta manhã que homens da Força Nacional vão reforçar a operaç
Que venham outros 50! Artigos em 20/04/2010 às 21:17 Brasília, cinquentenário, Patrício Cabo Patrício* Ao completar 50 anos, Brasília – assim como sua população – é uma cidade multifacetada. Podemos observá-la de diferentes pontos de vista. Apesar dos maus momentos políticos vividos por nossa cidade, prefiro ressaltar o que temos de bom. E nesse aspecto, temos uma cidade ainda mais plural, mais rica e muito mais aconchegante. No campo geográfico, podemos contemplar a beleza de Brasília de diferentes locais como o alto da Torre de TV, o gramado da Esplanada, a Ponte JK, a Ermida Dom Bosco. A bela arquitetura de Oscar Niemeyer nos palácios e ministérios e os traços de Lucio Costa nas avenidas ganham novo tom, nova cor e outra perspectiva ao serem observados de um novo ponto de vista, diferente do habitual de quem passa dentro do carro pelo Eixo Monumental e se acostuma à vista. W3, L2, SQS, SCLN e tantas outras siglas do nosso vocabulário tornam-se verdadeiras poesias se vista

TRE-DF nega representação do PT contra Flávia Arruda por propaganda antecipada

Plenário considerou improcedente pedido do partido, que alegava que parlamentar, quando exercia a função de ministra, utilizou logomarca pessoal para divulgar cerimônia no Planalto A desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) Nilsoni de Freitas Custódio negou, nesta terça-feira (26/7), o pedido do Partido dos Trabalhadores (PT) contra a deputada federal Flávia Arruda (PL) sobre uma possível utilização da logomarca pessoal da parlamentar para  divulgar  uma cerimônia no Palácio do Planalto sobre a regularização de terras em Vicente Pires. De acordo com a representação apresentada pelo partido, a deputada, quando exercia a função de ministra-chefe do governo Bolsonaro, havia utilizado da própria logomarca pessoal para divulgar a cerimônia de regularização de terras da região administrativa e em áreas parceladas do DF, em 25 de março. Segundo o partido, como o assunto era de grande relevância e repercussão, se trataria de um favorecimento eleitoral. No even

Emissão da carteira de identidade será por ordem de chegada durante a manhã, no DF

Emissão da carteira de identidade será por ordem de chegada durante a manhã, no DF Até às 12h, serão distribuídas senhas nos postos de atendimento da PCDF. No período da tarde, prioridade continua sendo para quem agendou serviço. A partir desta terça-feira (11), não será necessário agendar horário para emissão da carteira de identidade, no turno matutino, nas unidades da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Até às 12h, serão distribuídas senhas de atendimento, entregues por ordem de chegada. Já no período da tarde, a prioridade continua sendo para quem agendou o serviço, no site da corporação. Além disso, os postos de atendimento da PCDF, anexos às delegacias de polícia, que encerravam as atividades às 19h, agora funcionarão em horário estendido em dias úteis, das 7h às 20h30. Há também a possibilidade de encaixes por ordem de chegada e respeitadas as preferências legais, em caso de falta de quem fez agendamento. O atendimento nas agências do Na Hora é das 7h às 19h e o agendament

O Brasil e Brasilia passa o Recado ao STF, O povo tem Voz.

Manifestação em Brasília surpreendeu até apoiadores de Bolsonaro Protesto contra o STF animou adeptos do atual governo federal de olho na eleição de 2022 O número de manifestantes na Esplanada do Ministérios, neste feriado de 7 de Setembro, em Brasília, chamou a atenção até mesmo dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Para muitos, a manifestação foi o maior ato em apoio atual ao presidente da República, em Brasília. “A maior que eu fui”, disse um apoiador presente. O ânimo ocorreu mesmo sem a manifestação chegar a mais de um milhão de pessoas.  Sem registros túmulos de ocorrências, os apoiadores do presidente Bolsonaro se reuniram na manhã desta terça-feira (7) com discurso contrário ao Supremo Tribunal Federal (STF) - principalmente contra os ministros Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso.   Vestidos com camisas da Seleção Brasileira, bandeiras do Brasil, bonés e máscaras com temas ligados ao presidente, os manifestantes se animaram de olho em 2022. Pessoas de diversos Est

Paulinha da calcinha preta ainda continua internada, mas as noticias falsas continua na Internet, e Banda desmente a morte de Paulinha

Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, está internada A cantora  Paulinha Abelha , vocalista do grupo de forró Calcinha Preta, precisou ser internada em um hospital de Aracajú, em Sergipe, e de acordo com o “SE-TV”, ela passou mal com problemas renais. A assessoria de comunicação da artista informou por meio de uma publicação nas redes sociais que ela está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas seu quadro é estável. “A assessoria de Paulinha Abelha vem por meio desta informar que a cantora segue internada e encontra-se estável, de acordo com boletim médico divulgado na noite de domingo (13). Paulinha está sendo acompanhada por equipe médica especializada. Agradecemos todas as orações e energias positivas”, destacou a publicação. O marido da cantora,  Clevinho Santos , chegou a se manifestar nas redes sociais, explicando que ela passou três dias com enjoos e sentindo tontura. Segundo ele, os médicos fizeram exames e diagnosticaram a cantora com uma infecção. Ele ainda n