Pular para o conteúdo principal
Que venham outros 50!


Artigos em 20/04/2010 às 21:17

Brasília, cinquentenário, Patrício

Cabo Patrício*

Ao completar 50 anos, Brasília – assim como sua população – é uma cidade multifacetada. Podemos observá-la de diferentes pontos de vista. Apesar dos maus momentos políticos vividos por nossa cidade, prefiro ressaltar o que temos de bom. E nesse aspecto, temos uma cidade ainda mais plural, mais rica e muito mais aconchegante.

No campo geográfico, podemos contemplar a beleza de Brasília de diferentes locais como o alto da Torre de TV, o gramado da Esplanada, a Ponte JK, a Ermida Dom Bosco. A bela arquitetura de Oscar Niemeyer nos palácios e ministérios e os traços de Lucio Costa nas avenidas ganham novo tom, nova cor e outra perspectiva ao serem observados de um novo ponto de vista, diferente do habitual de quem passa dentro do carro pelo Eixo Monumental e se acostuma à vista. W3, L2, SQS, SCLN e tantas outras siglas do nosso vocabulário tornam-se verdadeiras poesias se vistas ao pôr do sol – famoso e cantado por aí.

No quesito populacional mostramos nossa face mais multicultural e interracial. Gente de todos os cantos do país veio para construir e povoar a cidade. Hoje, misturam-se aos legítimos filhos de Brasília. Além disso, temos a comunidade estrangeira que trabalha nas embaixadas. Toda essa mistura faz de nossa cidade uma babel de sotaques, conceitos, costumes e tradições das mais variadas culturas. Uma verdadeira cidade cosmopolita. Tudo isso influencia no nosso dia-a-dia, na nossa maneira de ver e pensar o mundo.

E no campo do futuro, nossa Capital se demonstra uma cidade de pura esperança. Uma cidade onde os sonhos se tornam realidade. Um lugar que ainda abriga alto nível de qualidade de vida. Um local onde ainda respiramos ar puro e admiramos os campos gramados.

Do sonho de Dom Bosco, passando pelo espírito empreendedor de Kubitschek e pelo suor dos candangos e chegando ao nosso presente, são 50 anos de muitas histórias e luta desse povo que abraça sua cidade e a defende com unhas e dentes.

Palco dos maiores acontecimentos políticos dos últimos anos – da queda da Ditadura Militar à aprovação da Constituição Federal de 1988, do impeachment do ex-presidente Fernando Collor à eleição de Lula –, Brasília ainda tem um longo caminho a trilhar. Um caminho de novas batalhas, novas conquistas e novas alegrias. Que todas nos tragam aprendizado e crescimento. Que venham outros 50 anos. Parabéns, Brasília!

*Cabo Patrício é vice-presidente da Câmara Legislativa do DF.

O primeiro inconformado

Câmara Legislativa, GDF, Habitação em 20/04/2010 às 20:16

Batista, Benício, Codhab

Saem as primeiras nomeações, começam as insatisfações. A nomeação da delegada Adriane Lobo para a presidência da Codhab irritou o distrital Batista das Cooperativas (PRP), um dos últimos eleitores a optar por Rogério Rosso na eleição indireta de sábado. Para Batista, estava certo o acordo de que a área de Habitação seria ocupada por indicações suas. Mas a delegada que vai cuidar da Codhab é ligada ao peemedebista Benício Tavares.

Os primeiros secretários

GDF em 20/04/2010 às 20:08

Rosso

Governador Rogério Rosso anunciou as primeiras nomeações. Confira:

Secretaria de Governo: Geraldo Lourenço de Almeida, auditor de controle interno do GDF.

Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão: José Itamar Feitosa, outro auditor do governo.

Secretaria de Fazenda: permanece André Clemente.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e chefia de gabinete da Governadoria: Luiz Fernando da Costa e Silva.

Codhab: a delegada Adriane Fernandes Lobo.

Gerente de Condomínios: Guilherme Abdala.

(Com informações da TV Globo e do CB).


Presidente não polemiza

Câmara Legislativa, GDF em 20/04/2010 às 17:27

Lima

O presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima (PR), preferiu não polemizar ao saber que os primeiros integrantes do GDF avisados de suas exonerações foram nomes ligados a ele e a seus eleitores - João Carlos Medeiros, indicado por Paulo Roriz; Tonhão, indicado por Raimundo Ribeiro; Haendel Fonseca, indicado por seu chefe de gabinete, e Saulo Duarte, indicado pelo presidente do PR, Izalci Lucas. “Eles devem saber o que estão fazendo. Estão no governo e são inteligentes. Devem saber o que fazem”, afirmou, simplesmente.



Convite para CPI

Câmara Legislativa em 20/04/2010 às 17:24

CPI, Pandora

Os deputados distritais tentam convencer o colega petista Chico Leite a assumir uma das vagas abertas na CPI da Corrupção da Câmara Legislativa. Leite, no entanto, está reticente. “Parece que só tem eu de deputado nesta Casa, fui relator de impeachment, relator de autorização para processo…”, brincou. O petista, porém, ainda não recusou a proposta.



Tudo no DODF de quinta

GDF em 20/04/2010 às 17:20

DODF

É grande a expectativa no meio político quanto ao Diário Oficial do Distrito Federal de quinta-feira (22). O burburinho no Buriti é de que todas as nomeações e exonerações serão publicadas nesta edição do jornal oficial, já que quarta-feira (21) é feriado. E a edição desta terça, até agora não foi divulgada na Internet.



Homem de confiança

GDF em 20/04/2010 às 17:16

Rosso


O ex-gerente de projeto do Centro Administrativo do governo José Roberto Arruda, Luiz Fernando Costa e Silva, deve ser nomeado em um dos cargos de confança do governador Rogério Rosso. Amigo pessoal de Rosso, já coube a Luiz Fernando a missão de anunciar a atuais integrantes do GDF suas exonerações.



Críticas e cobranças

Câmara Legislativa, GDF em 20/04/2010 às 17:11

Milton, Ribeiro, Rosso

Mesmo sem a formalização do bloco, a postura dos distritais já foi de oposição. Em seu discurso na tribuna, o deputado Milton Barbosa (PSDB) criticou a atuação do novo governo que, segundo ele, tem o deputado federal Tadeu Filippelli, presidente do PMDB-DF, como primeiro ministro. “Ele tem atuado como um primeiro ministro, tomando decisões do governo”, declarou.



Outro que subiu à tribuna para alertar o novo governador foi o também tucano Raimundo Ribeiro. “Ouvi o governador Rogério Rosso fazer o compromisso de que este será um governo essencialmente técnico. Mas hoje já ouvimos as notícias de que estaria havendo uma partilha política de cargos no GDF. Isso não pode acontecer. Faço uma proposta ao novo governador: por que não convocar os servidores aprovados em concurso para ocupar os cargos na administração?”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do sertanejo a coach Pablo Marçal quer compor chapa com Gusttavo Lima

O empresário e influenciador digital  Pablo Marçal  (PRTB, foto) indicou que só aceitaria formar chapa com o cantor  Gusttavo Lima  (sem partido) para disputar a Presidência da República em 2026 se fosse  “cabeça de chapa” . Eu sou cabeça de chapa e estou pronto para servir o povo e mudar a realidade do Brasil” , disse o ex-coach A possibilidade foi sugerida pelo presidente nacional do PRTB, Leonardo Avalanche, que é mais um líder partidário interessado na filiação do cantor sertanejo. Os planos de Avalanche para o PRTB “O partido tem interesse em atrair figuras públicas de destaque para fortalecer sua presença política. Temos interesse em filiar Gusttavo Lima. Há a possibilidade de uma chapa composta por ele e Pablo Marçal. A formação dessa chapa poderia ocorrer com Gusttavo Lima como candidato a presidente e Marçal como vice, ou vice-versa” , disse Avalanche. Para o presidente do PRTB, o fato de Gusttavo Lima se apresentar como uma opção alternativa entre os c...

Arruda sai em várias pesquisas sem colocar seu nome a Disposição.

Os bastidores da política local estão em ebulição.   Nesta semana, as movimentações nos corredores do poder mostraram que o jogo está longe de ser morno. Um nome, mesmo sem ter sido oficialmente lançado, já começa a mexer com as estruturas:   José Roberto Arruda . Sem declarar candidatura, sem conceder entrevistas diretas sobre o tema e sem sequer oficializar qualquer intenção, ele já figura nas principais pesquisas de intenção de voto — inclusive em levantamentos regionais, como os realizados pela   Paranoá Pesquisas . O fato de Arruda aparecer nas sondagens sem sequer estar no tabuleiro oficial mostra duas coisas: a força do seu nome junto a parte expressiva do eleitorado e o quanto o cenário político ainda está indefinido. Enquanto uns se articulam nos bastidores, outros queimam largada, tentando consolidar espaço antes da hora. Mas a pergunta que não quer calar nos bastidores do poder é:  quando (e se) Arruda decidir entrar na disputa, como ficará o jogo? A tem...

Empresas podem recusar Pix ou taxar formas de pagamento? Especialistas explicam nova norma da Receita Federal

A  nova norma da Receita Federal , vigente desde 1 de janeiro, trouxe mudanças no monitoramento de transações financeiras no Brasil, incluindo operações realizadas via  Pix . A Instrução Normativa (IN) nº 2.219/24 determina que movimentações financeiras superiores a R$ 5 mil, no caso de pessoas físicas, e R$ 15 mil, para A nova regulamentação gerou uma onda de desinformação e polêmica nas  redes sociais , especialmente após relatos de estabelecimentos que passaram a pedir pagamentos exclusivamente em dinheiro para evitar o uso do Pix, ou acrescentam taxas de acordo com o meio de pagamento.