Pular para o conteúdo principal
 ATO DE LANÇAMENTO DO PCdoB


Partidos, Política em 30/03/2010 às 21:55
eleições, PCdoB

O PCdoB planeja para a próxima semana um grande o ato de apoio às pré-candidaturas da petista Dilma Rousseff à Presidência da República e do advogado Messias de Souza ao Governo do Distrito Federal. A festa está marcada para o dia 8 de abril, com a presença dos músicos Martinho da Vila, Leci Brandão e Netinho, vereador em São Paulo pelo partido. O evento será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a partir das 17h.


Apolinário deixa ministério

Partidos, Política em 30/03/2010 às 21:44

Apolinário, eleições, PCdoB

O jornalista Apolinário Rebelo, vice-presidente do PCdoB, deixa o Ministério do Esporte nesta quarta-feira (31). Apolinário ocupava o cargo de diretor de Esporte Universitário da pasta há dois anos e meio. Sai do Executivo por força da desincompatibilização: vai disputar um mandato de deputado distrital nas eleições de outubro.


Augusto processa empresária

GDF, Saúde em 30/03/2010 às 21:27

Augusto., Pandora, Unirepro

“Sempre disse que não passavam de calúnias”, afirmou, nesta terça-feira (30), o deputado Augusto Carvalho (PPS-DF), ao comentar, no Portal do PPS, o depoimento da diretora do Unirepro, Nerci Soares Bussanra, inocentando-o de qualquer envolvimento com o escândalo da propina no Governo do Distrito Federal. Durante depoimento, prestado em fevereiro (leia aqui), Nerci disse que inventou a história de que pagava suborno a Augusto Carvalho, então secretário de Saúde no governo Arruda.

Ela teria confessado também ter inventado que o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, seria beneficiário de um esquema de pagamento de propina a dirigentes do partido. Ele disse que criou a história para se livrar dos achaques do ex-secretário de Assuntos Institucionais, Durval Barbosa. Mas a empresária admitiu à PF que pagava propina a outros integrantes do governo, entre ele Durval Barbosa, para quem entregou R$ 152 mil.

Para Augusto, a revelação feita pela empresária comprova a sua inocência. No entanto, ele disse que vai manter ação judicial que move contra Nerci Soares Bussanra e o ex-secretário do GDF. “Ela manchou minha honra de cidadão e de político para escapar das tungagens (pedido de propina) de Durval. Esse crime não pode ficar impune”, afirmou o deputado, ao enfatizar que vai continuar a buscar reparação na Justiça.

Com cinco mandatos como deputado, um deles como distrital, Augusto disse que recebe a notícia com alívio, mas reconhece que “a caminhada é árdua e difícil” na busca da recuperação de sua imagem. “O estrago que essa leviandade fez a minha imagem é difícil de ser recuperado facilmente, mas confio na Justiça e na liberdade de imprensa”, asseverou.

Com informações do Portal do PPS. Para ler mais, clique aqui.

Ficou só o empresário

Cidades, GDF em 30/03/2010 às 21:14

Iguatemi, PO

O ex-vice-governador Paulo Octávio parece estar mesmo dedicado apenas aos negócios desde que “abandonou” a carreira política. Na segunda-feira (30), na festa de lançamento de seu novo shoppring, o Iguatemi, coube a sua mulher, Ana Christina Kubitschek, as conversas e cumprimentos, em clima de pré-candidatura. Ao seu lado, PO permaneceu discreto.

Nesta terça (31), primeiro dia de abertura do shopping ao público, o ex-vice pode ser visto circulando pelo local, com ar de dono orgulhoso do projeto. A vistoria, no entanto, ocorreu sem badalação. Sua passagem pelo local provocava, no máximo, olhares de estranheza.


Nova executiva se reúne

Política, Saúde em 30/03/2010 às 21:02

Adelmir, DEM, eleições

A nova executiva regional do Democratas no Distrito Federal marcou para esta quarta-feira (31) a primeira reunião para discutir os rumos da legenda. O senador Adelmir Santana, eleito presidente com praticamente unanimidade da executiva nacional - o único voto contrário foi do ex-deputado Osório Adriano - , quer agilizar a reorganização da legenda a tempo de enfrentar duas eleições. A indireta para governador e vice do DF, e a oficial, em outubro.

Para a eleição indireta, Adelmir confirmou a intenção de dois nomes já conhecidos do público - Alberto Fraga e Lindberg Cury - e lançou um terceiro: o de Osório Adriano.

A executiva regional escolhida nesta terça-feira tem caráter provisório. Caberá a ela organizar uma convenção regional do partido para eleger a executiva regional oficial, com mandato de dois anos. Mas isso só deve ser feito depois das eleições de outubro.

Adelmir preside o DEM-DF

Partidos, Política em 30/03/2010 às 17:30

Adelmir, DEM

O senador Adelmir Santana (DEM) foi escolhido para ser o novo presidente do Democratas-DF. O partido havia pedido a autodissolução em meio à crise da Operação Caixa de Pandora. O senador Marco Maciel foi escolhido interventor da legenda.

 Magela para o Senado

Partidos, Política em 30/03/2010 às 16:10

eleições, Magela, PT


Na saída da reunião de parlamentares da bancada do DF no Congresso Nacional com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para tratar da greve da Universidade de Brasília (UnB), nesta terça-feira (30), o deputado federal Geraldo Magela (PT) admitiu a servidores presentes no encontro seus planos para as eleições de outubro: quer ser candidato ao Senado. A notícia deixou de pé atrás pelo menos dois dos presentes no encontro: o senador Cristovam Buarque (PDT) e o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB), ambos de olho nas vagas de candidato a senador na chapa petista. Pelo visto, o jogo volta a embolar no campo da esquerda.

Maristela no lugar de Valério

Câmara Legislativa, Partidos, Política em 30/03/2010 às 16:05

Jaqueline Roriz, PSC


Do blog do jornalista Edson Sombra: Mudanças à vista no gabinete da deputada distrital Jaqueline Roriz (PMN). O braço direito do ex-governador Joaquim Roriz (PSC), Valério Campos Neves, deixa a chefia de gabinete para que a advogada Maristela Neves assuma o comando. A troca deve ser publicada no Diário Oficial da Câmara Legislativa de quarta-feira (31). O anúncio foi feito pela parlamentar em reunião reservada com sua equipe de trabalho.

Para refrescar a memória, Maristela é ex-secretária de Educação do Distrito Federal. É também uma das envolvidas nas denúncias que motivaram a criação da CPI da Educação do Câmara Legislativa. A ex-secretária ganhou espaço no governo impulsionada pela (ex?) amiga, a deputada Eurides Brito (PMDB) que a indicou ao cargo. Brito sempre teve forças na pasta e todos os nomes graúdos passavam pela batuta dela antes de assumirem cargos.

Mas voltemos ao assunto da nota. Algumas leituras sobre essa mudança repentina garantem que a entrada de Maristela Neves na equipe de Jaqueline Roriz pode até ser um recado para a deputada Eurides Brito, já que as duas são ex-secretárias de Educação e acabaram se desentendendo por motivos conhecidos apenas por poucos.

Jaqueline e Eurides também andaram trocando farpas depois que Eurides, “a deputada da bolsa”, afirmou para a imprensa que o dinheiro que recebeu - o da gravação - teria sido entregue a ela a pedido do então governador Roriz, pai de Jaqueline. A declaração deixou Jaqueline irritada.

Fato mesmo é que o marido de Jaqueline, o empresário Manoel Neto, foi quem turbinou o nome de Maristela para assumir o gabinete da distrital. Valério Neves, que possui o mesmo sobrenome, mas não tem nenhum vínculo com a sucessora, prefere não comentar o assunto. Disse a pessoas próximas que já deu sua contribuição para o mandato da parlamentar e que agora dedicará o seu tempo ao PSC, partido que preside e que promete lançar o nome de Joaquim Roriz ao Buriti.


Sombra diz saber dos achaques

Câmara Legislativa, GDF em 30/03/2010 às 12:58
Pandora, Sombra


Do G1: Ao deixar a Superintendência da Polícia Federal depois de prestar depoimento nesta terça-feira (30), o jornalista Edmilson Edson dos Santos, o Sombra, revelou ter conhecimento de manobras de envolvidos no mensalão do DEM de Brasília para atrapalhar as investigações em andamento no inquérito da Operação Caixa de Pandora. Sem citar nomes, Sombra disse existir uma ação para “dificultar o trabalho da Justiça e da Polícia”.

Ao ser questionado se o “rolo compressor” mencionado na CPI da Corrupção pelo pivô do escândalo,Durval Barbosa, poderia levar mais envolvidos para prisão, respondeu: “depende da ação deles. Se eles continuarem procurando dificultar o trabalho da Justiça, da polícia, continuar fazendo rolo, achacando empresários, acredito que sim”.

Principal responsável pela prisão do ex-governador José Roberto Arruda no dia 11 de fevereiro, Sombra é a testemunha que foi alvo de tentativa de suborno flagrada pela PF no dia 4 de fevereiro. Foi esse episódio que levou o Superior Tribunal de Justiça (STJ) a ordenar a prisão de Arruda.

Questionado se os autores dos achaques seriam empresários ou políticos, Sombra respondeu: “Ambos.” E confirmou: “Na cara de pau.” O jornalista afirmou ainda “não ter medo de ameaça” e admitiu existir informações ainda não reveladas que poderão complicar novos personagens no escândalo e aprofundar as acusações já existentes contra os envolvidos.


Sombra disse ter prestado depoimento para falar do inquérito do mensalão. “Vim falar sobre o 650 [número do inquérito no STJ], mas na verdade não falei quase nada. Apenas levei ao conhecimento deles (agentes) alguns fatos que estão acontecendo aqui fora. Vim registrar aqui na PF. Não me sinto ameaçado. Pode ameaçar a vontade. Quem nasce, um dia tem que morrer”, brincou.


A crise desencadeada com as denúncias de Durval levou à renúncia do vice-governador Paulo Octávio (sem partido , ex-DEM) e à perda do mandato do governador José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), por infidelidade partidária. Ameaçado de expulsão do DEM, Arruda deixou a legenda, o que motivou a ação por infidelidade. Ele não recorreu da perda de mandato e, com isso, se livrou de processo de impeachment que poderia lhe tirar os direitos políticos.



Melhor do que o esperado

Câmara Legislativa, GDF em 30/03/2010 às 12:10

CPI, Durval, Pandora


A avaliação da presidente da CPI da Corrupção, Eliana Pedrosa (DEM) é de que o depoimento de Durval Barbosa foi positivo. A verdade é que os distritais não acreditavam que ele aparecesse para depor. Mas, mesmo com o habeas corpus, ele acabou falando mais do que o esperado.

Nesta quarta-feira (31), os deputados voltam a se reunir às 10h para definição dos próximos passos da comissão. Devem ser divulgadas as datas das novas oitivas e apresentados novos requerimentos. A expectativa maior é saber se os distritais vão atender à sugestão de Durval de convocar para depor o ex-governador José Roberto Arruda e o ex-vice Paulo Octávio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do sertanejo a coach Pablo Marçal quer compor chapa com Gusttavo Lima

O empresário e influenciador digital  Pablo Marçal  (PRTB, foto) indicou que só aceitaria formar chapa com o cantor  Gusttavo Lima  (sem partido) para disputar a Presidência da República em 2026 se fosse  “cabeça de chapa” . Eu sou cabeça de chapa e estou pronto para servir o povo e mudar a realidade do Brasil” , disse o ex-coach A possibilidade foi sugerida pelo presidente nacional do PRTB, Leonardo Avalanche, que é mais um líder partidário interessado na filiação do cantor sertanejo. Os planos de Avalanche para o PRTB “O partido tem interesse em atrair figuras públicas de destaque para fortalecer sua presença política. Temos interesse em filiar Gusttavo Lima. Há a possibilidade de uma chapa composta por ele e Pablo Marçal. A formação dessa chapa poderia ocorrer com Gusttavo Lima como candidato a presidente e Marçal como vice, ou vice-versa” , disse Avalanche. Para o presidente do PRTB, o fato de Gusttavo Lima se apresentar como uma opção alternativa entre os c...

Arruda sai em várias pesquisas sem colocar seu nome a Disposição.

Os bastidores da política local estão em ebulição.   Nesta semana, as movimentações nos corredores do poder mostraram que o jogo está longe de ser morno. Um nome, mesmo sem ter sido oficialmente lançado, já começa a mexer com as estruturas:   José Roberto Arruda . Sem declarar candidatura, sem conceder entrevistas diretas sobre o tema e sem sequer oficializar qualquer intenção, ele já figura nas principais pesquisas de intenção de voto — inclusive em levantamentos regionais, como os realizados pela   Paranoá Pesquisas . O fato de Arruda aparecer nas sondagens sem sequer estar no tabuleiro oficial mostra duas coisas: a força do seu nome junto a parte expressiva do eleitorado e o quanto o cenário político ainda está indefinido. Enquanto uns se articulam nos bastidores, outros queimam largada, tentando consolidar espaço antes da hora. Mas a pergunta que não quer calar nos bastidores do poder é:  quando (e se) Arruda decidir entrar na disputa, como ficará o jogo? A tem...

Empresas podem recusar Pix ou taxar formas de pagamento? Especialistas explicam nova norma da Receita Federal

A  nova norma da Receita Federal , vigente desde 1 de janeiro, trouxe mudanças no monitoramento de transações financeiras no Brasil, incluindo operações realizadas via  Pix . A Instrução Normativa (IN) nº 2.219/24 determina que movimentações financeiras superiores a R$ 5 mil, no caso de pessoas físicas, e R$ 15 mil, para A nova regulamentação gerou uma onda de desinformação e polêmica nas  redes sociais , especialmente após relatos de estabelecimentos que passaram a pedir pagamentos exclusivamente em dinheiro para evitar o uso do Pix, ou acrescentam taxas de acordo com o meio de pagamento.