Petistas procuram TCU
Câmara Legislativa, TCU em 02/02/2010 às 20:36
Pandora, PT
A bancada do PT na Câmara Legislativa, agora liderada pelo distrital Paulo Tadeu, se reúne na manhã desta quarta-feira (3) com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Ubiritan Aguiar. Os petistas vão entregar ao TCU uma representação semelhante àquela entregue à Controladoria Geral da União, com o pedido para que as empresas envolvidas nas denúncias da Caixa de Pandora sejam consideradas inidôneas e não possam fazer novos contratos com o governo. O pedido é também para que o TCU acompanhe as investigações na cidade, como órgão de controle externo que é.
Comentar
Compartilhe esse post
Saída pelos fundos
Câmara Legislativa em 02/02/2010 às 19:33
Pandora, Prudente
Foto (exclusiva): Thyago Arruda
Enquanto o novo presidente da Câmara Legislativa, deputado Wilson Lima (PR), comemorava o novo cargo e enfrentava um batalhão de repórteres em sua primeira entrevista coletiva, o ex-presidente Leonardo Prudente (sem partido) deixava a Casa discretamente. Prudente permaneceu dentro do cafezinho do plenário a maior parte da sessão. Apareceu apenas para anunciar o voto ao colega Wilson Lima. Na hora de ir embora, optou por uma saída nos fundos da Casa, a qual a imprensa não tinha acesso. A foto foi feita com exclusividade pelo repórter fotográfico Thyago Arruda.
Comentar
Compartilhe esse post
Naves volta a presidir CCJ
Câmara Legislativa, GDF em 02/02/2010 às 18:31
CCJ, Pandora
Os deputados distritais acabam de eleger os novos presidente e vice da Comissão de Constituição e Justiça. O democrata Geraldo Naves foi reconduzido à presidência. O petebista Cristiano Araújo foi eleito vice. E Naves indicou, mais uma vez, Batista das Cooperativas (PRP) como relator dos pedidos de impeachment contra o governador José Roberto Arruda em análise na CCJ.
Batista tem agora até o início de março para apresentar os pareceres sobre os pedidos de impeachment. Naves aproveitou para avisar que só volta a reunir a comissão quando o relator estiver com voto pronto para apresentar aos colegas. Ou seja, fevereiro é mês perdido para a CCJ.
4 Comentários
Compartilhe esse post
Senador faz apelo por Brasília
Câmara Legislativa, Senado em 02/02/2010 às 18:29
Adelmir, DEM, Pandora
O senador Adelmir Santana (DEM) inaugurou os discursos de 2010 com um apelo à sociedade e em particular ao seu partido, o Democratas, para que salvem Brasília desta crise. “Quero afirmar que estou preocupado, muito preocupado, e chamo todas as senhoras e senhores senadores a partilharem dessa preocupação. De forma particular, faço o mesmo apelo ao meu partido ainda em postura controversa com relação a esta crise política.”
Adelmir disse temer o desempenho das comemorações pelo cinquentenário de Brasília. Seja durante o desfile da escola de samba Beija-Flor, seja na festa do 21 de abril. “Lembremo-nos do reveillon, na Esplanada dos Ministérios, com a presença ilustre da dupla Zezé di Camargo e Luciano, mas que teve público infinitamente menor do que as 450 mil pessoas previstas na divulgação oficial”, alertou o senador, que é presidente da Comissão Especial do Senado para a comemoração dos 50 anos.
2 Comentários
Compartilhe esse post
1º secretário eleito na quarta
Câmara Legislativa em 02/02/2010 às 17:28
eleições
O recém-empossado presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima (PR), deu um dia de prazo para a apresentação dos candidatos ao cargo de 1º Secretário da Mesa Diretora, vago com a eleição de Lima para a presidência. Suplente de Lima, a peemedebista Eurides Brito teria direito a assumir a Secretaria mas abriu mão do cargo. A expectativa é de que o eleito na quarta-feira (3) seja Batista das Cooperativas (PRP).
Update: A deputada Jaqueline Roriz (PMN) também será candidata à 1ª Secretaria. Entra na disputa com seis votos da oposição - o dela, dos quatro petistas e José Antônio Reguffe (PDT).
5 Comentários
Compartilhe esse post
Wilson é o novo presidente
Câmara Legislativa em 02/02/2010 às 17:05
eleições
Wilson Lima (PR) acaba de ser eleito presidente da Câmara Legislativa. O candidato do governador José Roberto Arruda foi eleito com 15 votos. Cabo Patrício teve sete votos. Houve uma ausência, do distrital Junior Brunelli (PSC), e uma abstenção.
Dois votos chamaram atenção nesta eleição. O primeiro foi a abstenção da distrital Eliana Pedrosa (DEM). Em discurso, ela explicou que não tomou partido na Casa pela primeira vez porque havia pensado em se candidatar. “Mas você foi um melhor articular”, elogiou. Apesar de ter começado as conversas com os colegas, Eliana acabou percebendo que o poder de convencimento do Buritinga estava forte e reconheceu a derrota antes mesmo de ela acontecer.
O segundo voto surpreendente foi do distrital Alírio Neto (PPS). Ex-secretário de Arruda, Alírio se posicionou contra o candidato do governo e votou no petista Cabo Patrício. Mesma posição, já esperada, tomou Jaqueline Roriz (PMN) - seu voto também foi para Patrício.
Confira como votou cada distrital:
Aylton Gomes (PR) - Wilson Lima
Batista das Cooperativas (PRP) - Wilson Lima
Benedito Domingos (PP) - Wilson Lima
Benício Tavares (PMDB) - Wilson Lima
Bispo Renato (PR) - Wilson Lima
Brunelli (PSC) - Ausente
Cabo Patrício (PT) - Cabo Patrício
Chico Leite (PT) - Cabo Patrício
Dr. Charles (PTB) - Wilson Lima
Cristiano Araújo (PTB) - Wilson Lima
Eliana Pedrosa (DEM) - Abstenção
Erika Kokay (PT) - Cabo Patrício
Eurides Brito (PMDB) - Wilson Lima
Geraldo Naves (DEM) - Wilson Lima
Jaqueline Roriz (PMN) - Cabo Patrício
Leonardo Prudente (sem partido) - Wilson Lima
Milton Barbosa (PSDB) - Wilson Lima
Paulo Tadeu (PT) - Cabo Patrício
Raimundo Ribeiro (PSDB) - Wilson Lima
Roney Nemer (PMDB) - Wilson Lima
José Antônio Reguffe (PDT) - Cabo Patrício
Rogério Ulysses (sem partido) - Wilson Lima
Wilson Lima (PR) - Wilson Lima
Alírio Neto (PPS) - Cabo Patrício
24 Comentários
Compartilhe esse post
Wilson Lima x Cabo Patrício
Câmara Legislativa em 02/02/2010 às 16:58
eleições
Apenas dois candidatos se inscreveram para a eleição da persidência da Câmara Legislativa: Cabo Patrício (PT) e Wilson Lima (PR). Conclusão: Wilson Lima deve ser eleito o novo presidente da Casa em alguns minutos.
1 Comentário
Compartilhe esse post
Representação ao MPF
Câmara Legislativa, GDF em 02/02/2010 às 16:25
MPF, Pandora
O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Cabo Patrício (PT), entrou com uma representação no Ministério Público Federal para que as denúncias de compra de deputados na Casa sejam investigadas. Na semana passada, Patrício como presidente em exercício da Casa, encerrou a sessão que elegeria o novo presidente do Legislativo depois de o jornalista Ricardo Noblat publicar em seu blog que aliados do governador José Roberto Arruda estariam oferecendo R$ 4 milhões aos distritais da base do governo para votar contra o impeachment do governador.
4 Comentários
Compartilhe esse post
O bom combate
Câmara Legislativa, GDF em 02/02/2010 às 16:21
Arruda, eleições
“Combati o bom combate. Terminei os meus dias. E não perdi a minha fé”. Com a citação de São Paulo terminou a mensagem do governador José Roberto Arruda para abertura dos trabalhos na Câmara Legislativa neste ano de 2010. O texto foi lido pelo secretário de Governo, Flávio Giussani. Depois da leitura, os distritais suspenderam a sessão para discussão e apresentação dos candidatos a presidente da Casa. A eleição deve acontecer ainda na tarde desta terça-feira (2).
7 Comentários
Compartilhe esse post
Protesto em forma de boicote
Cidades, Cultura, GDF em 02/02/2010 às 11:34
Brasília, cinquentenário, Pandora
Começou no Twitter uma campanha de artistas locais para esvaziar as comemorações dos 50 anos de Brasília promovidas pelo Governo do Distrito Federal. O recado aos colegas de outros estados é claro: “não venham a Brasília comemorar qualquer coisa que envolva GDF”. O boicote seria uma forma de mostrar a indignação da classe artística, e de toda a população, com o escândalo político revelado nos últimos meses.
Outra campanha da classe é o movimento “Brasília outros 50 anos - Eu Acredito”, que pretende desvincular do governo qualquer atuação artística da cidade, até que as denúncias da Operação Caixa de Pandora sejam esclarecidas. A proposta é que os artistas locais, de qualquer área, não aceitem participar dos eventos do aniversário de 50 anos programados pelo governo.
Para compensar o boicote, a própria comunidade artística pensa em promover uma comemoração alternativa sem relações com o GDF. Participam do movimento artistas como Renio Quintas, Célia Porto, Gog, Vladimir Carvalho, Esquadrão da Vida, Dorival Neto, Nicolas Bher. Mais informações no blog criado por eles (clique aqui).
23 Comentários
Compartilhe esse post
Anomalias inconcebíveis
Cidades, GDF em 02/02/2010 às 10:43
OAB, Pandora
O novo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, assumiu a entidade na segunda-feira (1) prometendo um “combate sem tréguas à corrupção” durante sua gestão, até 2013. Ophir fez um discurso veemente contra a impunidade. E foi duro ao tratar das denúncias no Distrito Federal. ”Dinheiro em meias, em cuecas, em bolsas, oração para agradecer propina recebida - são anomalias inconcebíveis, que demonstram total subversão de valores por parte dos que deveriam dar o exemplo!”
O presidente da OAB ressaltou ainda a importância de se escolher bem o candidato na hora de votar nas eleições deste ano. “Essa virada ética depende de nós: vamos exigir decência; vamos repudiar pelo voto aqueles que não têm vergonha na cara”.
10 Comentários
Compartilhe esse post
Conhecidos de muito tempo
GDF em 02/02/2010 às 10:21
Pandora, PO
Um detalhe curioso sobre o advogado Reginaldo de Castro, um dos protagonistas do pedido de impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo em 1992, que defendeu na imprensa esse final de semana as diferenças entre o caso Collor e o do governador José Roberto Arruda: à época do impeachment de Collor, ele atuava como advogado da Paulo Octávio Inv. Imobiliários Ltda.
Em pelo menos dois processos no Tribunal de Justiça do DF foi Reginaldo Oscar de Castro o advogado das empresas do vice-governador Paulo Octávio. O primeiro é o processo de nº 00013629/92, uma ação cautelar contra a Terracap. O segundo, de 1994, é o processo de nº 42989/94, já arquivado.
10 Comentários
Compartilhe esse post
No PPS dois saem, dois ficam
GDF, Partidos em 02/02/2010 às 8:21
Pandora, PPS
Do Correio Braziliense: Ricardo Pires e Antônio Girotto — ambos do PPS — não estão mais à frente do Procon-DF e da Administração Regional do Park Way, respectivamente. A Executiva Regional do Partido Popular Socialista (PPS) tinha dado prazo até a última sexta-feira (29) para os filiados deixarem os cargos ocupados no GDF. Logo após o escândalo revelado pela Operação Caixa de Pandora, em 27 de novembro do ano passado, o diretório regional do partido havia recomendado aos interessados que se licenciassem da legenda para manterem as funções no Executivo local, mas acabou mudando de posição. O PPS não quer mais ser vinculado ao governo de José Roberto Arruda (sem partido).
Apesar de não estarem satisfeitos de deixar o GDF, Ricardo Pires e Antônio Girotto cumpriram a determinação da Executiva Regional. Os dois apresentaram pedidos de férias antes do prazo final dado pela legenda para saírem do governo local. Eles vão usufruir do benefício durante um mês. No fim de fevereiro, voltam às atividades do partido no DF. Os pedidos de desligamento já foram entregues a Arruda.
Depois de um ano e dois meses na presidência do Procon-DF, Pires foi substituído pelo diretor de atendimento, Oswaldo Moraes. “Entrei de férias hoje (ontem) mas já entreguei o cargo”, afirmou. Girotto fez o mesmo após três anos como administrador do Park Way. “Não foi uma decisão pessoal, mas sigo as determinações do partido. Na dúvida, não ultrapasse”, comentou.
O diretor da Polícia Civil, Cleber Monteiro, e o administrador do Guará, Joel Alves, ambos filiados ao PPS, ainda permanecem nos cargos.
9 Comentários
Compartilhe esse post
Câmara elege hoje novo presidente
Câmara Legislativa em 02/02/2010 às 8:18
eleições, Pandora
Do Correio Braziliense desta terça-feira (2): A Câmara Legislativa terá novo presidente a partir de hoje. A menos que haja uma reviravolta imponderável, o próximo comandante do Poder Legislativo no DF será o distrital Wilson Lima (PR). Por força de um acordo trabalhado no seio governista, o primeiro-secretário da Câmara será elevado ao cargo mais importante de uma instituição desgastada por denúncias de corrupção. Ele deverá ter, pelo menos, 15 votos — dois a mais que o mínimo necessário. O candidato do PT, Cabo Patrício, reunirá o grupo de oposição, com cinco apoiadores, o que inviabiliza de uma vez por todas a investida de Eliana Pedrosa para a função.
O prazo regimental para a eleição da Câmara não dá brechas para surpresas. É hoje o limite imposto para a disputa, segundo as normas da Casa, já que se passaram sete dias desde a renúncia de Leonardo Prudente (sem partido) da presidência. Marcada para a tarde, a votação só não ocorrerá caso não haja quorum suficiente — maioria simples de 13 deputados. Mas isso é bastante improvável. Os 24 distritais estão mobilizados para a decisão e devem comparecer, inclusive Prudente, que se mantém afastado dos holofotes desde o início do escândalo revelado pela Operação Caixa de Pandora, que investiga suposto esquema de corrupção do GDF para a base aliada na Câmara.
Na matemática governista, na pior das hipóteses, Wilson Lima terá o mínimo de 13 votos necessários para se eleger. Mas na verdade a base que apoia José Roberto Arruda (sem partido) trabalha com um número mais otimista, que pode contar com os votos até mesmo de Eliana Pedrosa (DEM) e Alírio Neto (PPS). Isso ocorrerá se a distrital retirar candidatura e se somar aos colegas alinhados com a vontade do governador. Na última quinta-feira, vários parlamentares da base se encontraram na casa de Benedito Domingos (PP), em Taguatinga. Lá, eles reafirmaram a disposição em eleger Wilson Lima. Pelo menos dois deputados, Jaqueline Roriz (PMN) e Rogério Ulysses (PSB), ainda são dúvida para a escolha de hoje. Eles cogitam, inclusive, a abstenção.
O que torna a desistência de Eliana Pedrosa provável é o fato de o PT ter confirmado na tarde de ontem a candidatura de Cabo Patrício. A líder da bancada, Érika Kokay, descarta a possibilidade de os integrantes da legenda votarem na democrata desgarrada da base. “É mais fácil eu convencê-la a apoiar no nosso candidato”, disse Érika, desmontando a hipótese levantada na semana passada de que o partido de oposição poderia se colar aos planos de Eliana.
Esse cenário foi desenhado depois que Cabo Patrício remarcou a data para a eleição, que ocorreria na última quarta-feira, situação que enfezou os governistas e alimentou a versão de que se tratava de uma armação para beneficiar a candidatura alternativa. O que não é nenhum absurdo, já que para o PT seria melhor que vingasse um nome fora do eixo controlado diretamente por Arruda. Feitos todos os cálculos que levam à eleição de Wilson Lima, tanto o PT quanto Eliana avaliam que não compensa o desgaste de insistir numa candidatura sem chances de se tornar vitoriosa.
Comentários